TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Pratico Educativo Crítico Reflexivo em Educação Alimentar e Nutricional no Ambiente Escolar

Por:   •  4/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.458 Palavras (10 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

DENISE KONOPKA DE MELO

Projeto Pratico Educativo Crítico Reflexivo em Educação Alimentar e Nutricional no ambiente escolar: Capacitação dos professores de educação do nível fundamental da rede de ensino de Fazenda Rio Grande quanto ao tema Alimentação Saudável e Adequada..

CURITIBA

2018

DENISE KONOPKA DE MELO

Projeto Pratico Educativo Crítico Reflexivo em Educação Alimentar e Nutricional no ambiente escolar: Capacitação dos Professores de Educação do nível fundamental da rede de ensino de Fazenda Rio Grande quanto ao tema Alimentação Saudável e Adequada.

Projeto apresentado como conclusão do "Ciclo de Atualização em Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Alimentar e Nutricional" ofertado pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do

Escolar do Paraná - CECANE PR.

CURITIBA

2018

SUMÁRIO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. OBJETIVOS 8

2.1. Objetivo geral 8

2.2. Objetivos específicos 8

3. METODOLOGIA 9

5.1. Atividade 1 9

5.2. Atividade 2 10

5.3. Atividade 3 11

5.4. Atividade 4 12

5.5. Atividade 5 13

6. CRONOGRAMA 16

7. REFERÊNCIAS 17

1. INTRODUÇÃO

A educação pode ser vista como forma de intervenção do mundo, como já dizia Paulo Freire. Também pode ser apreendida como processo de desenvolvimento do potencial humano, garantindo ao exercício dos direitos políticos e sociais, ao mesmo tempo em que pode propiciar a reflexão, a ampliação da consciência de si mesmo e a formação de um pensamento crítico. A escola é o elo entre os conhecimentos familiares, comunitários e escolares, oriundos de várias áreas do saber, e permite o desenvolvimento de atitudes e comportamentos necessários para a vida em sociedade (BRASIL, 2013).

A alimentação escolar tem um importante papel em manter a criança bem alimentada e nutrida para ter condições de aprender melhor. Assim, foi implantado o PNAE, que visa atender as necessidades nutricionais de crianças e jovens durante o período de permanência na escola (FNDE, 2009).

Muito além do papel de alimentar, o PNAE (Plano Nacional de Alimentação Escolar), tem como função promover a formação de hábitos e práticas alimentares saudáveis, resgatar a cultura alimentar regional, fomentar a agricultura familiar, além de realizar o diagnóstico e monitoramento do estado nutricional dos estudantes, neste contexto se encaixam as ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). (BRASIL, 2006).

A EAN é definida como uma pratica contínua e permanente direcionada ao agir autônomo e voluntário, o que significa que esta não se efetiva mediante ações esporádicas desarticuladas, não planejadas e desprovidas de processos educativos que resultem em uma leitura crítica e fundamentada da realidade em que a pessoa e os grupos vivem. O desenvolvimento da habilidade de pensar comportamentos e atitudes alimentares pessoais e de grupos tendo em vista a alimentação saudável requer processos educativos duradouros que são necessários à criação de predisposições a hábitos alimentares saudáveis e ao viver saudável. Requer ainda ações pedagógicas incessantes de consolidação e reforço das atitudes que são requeridas para tais predisposições (BEZERRA, 2018).

As ações se iniciam com a oferta de uma alimentação saudável e adequada no cardápio da alimentação escolar (FNDE, 2009), porém devem ir muito além da elaboração do cardápio escolar, não devem ser isoladas e sim ter um caráter contínuo, permanente, onde as diversas disciplinas abordem o tema ao longo do ano letivo, com ações teóricas e práticas que estimulem as crianças para escolhas mais saudáveis desde o momento da aquisição até o consumo, ou seja,é importante que a escola ofereça subsídios para que as crianças possam ter conhecimento e discernimento quanto às escolhas alimentares, podendo assim, envolver toda a comunidade escolar e aos poucos, a sociedade como um todo.

Além disso, o tema está presente nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e atualmente na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como eixo transversal e na portaria interministerial 1.010, que instituiu as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas (MS, 2006), propondo ações de educação nutricional, incentivo ao consumo de frutas, verduras e legumes e o monitoramento do estado nutricional, entre outras. A referida portaria propõe que o tema alimentação saudável seja incorporado ao PP- Projeto pedagógico da escola e que a promoção de hábitos alimentares saudáveis seja desenvolvida de modo contínuo.

A EAN é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis (BRASIL, 2012).

As abordagens educativas e pedagógicas adotadas em EAN devem privilegiar os processos ativos, que incorporem os conhecimentos e práticas populares, contextualizados nas realidades dos indivíduos, suas famílias e grupos e que possibilitem a integração permanente entre a teoria e a prática. O caráter permanente indica que a EAN precisa estar presente ao longo do curso da vida respondendo às diferentes demandas que o indivíduo apresente, desde a formação dos hábitos alimentares na primeira infância à organização da sua alimentação fora de casa na adolescência e idade adulta. O fortalecimento da participação ativa e a ampliação dos graus de autonomia, para as escolhas e para as práticas alimentares implicam, por um lado, o aumento da capacidade de interpretação e a análise do sujeito sobre si e sobre o mundo e, complementarmente, a capacidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com