TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto final educação nutricional.

Por:   •  6/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O grupo dos pré-escolares (2 a 4 anos) apresentam uma alta necessidade nutricional, portanto  a ingestão de nutrientes energéticos para suprir as necessidades calóricas dessa idade são primordiais. É um grupo que também está suscetível a doenças infectocontagiosas, devido ao sistema imune ainda estar em formação.  

A facilidade ao acesso de diferentes alimentos, principalmente fora de casa, faz com que nessa idade, os pré-escolares, apresentem uma seletividade alimentar, impondo suas preferências.

A educação nutricional voltada para essas crianças é de extrema importância, pois é nesta idade que se estabelece os hábitos alimentares, tendo influência na saúde da vida adulta. Além disso, é necessária a compreensão dos responsáveis, para que entendam que o alimento, além da função primordial de nutrir, deverá cumprir a função de proporcionar prazer a essas crianças.

Alimentos indispensáveis aos pré-escolares:

  • Alimentos de origem animal devido à qualidade proteica (proteína completa de alto valor biológico com todos os aminoácidos essências).
  • Hortaliças, legumes, raízes, tubérculos, leguminosas, devido à riqueza de vitamina, sais minerais e fibras
  • Frutas in natura
  • Cereais integrais (alimentos energéticos e componentes de vitamina do complexo B).  
  • Gorduras insaturadas
  • Necessidades energéticas (normalmente, 90 kcal/Kg de peso).
  • Importância de cálcio e fósforo para formação da estrutura óssea e dentária e o ferro para evitar anemia
  • Vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis indispensáveis ao crescimento orgânico.

Alimentos que devem ser evitados pelos pré-escolares:

Devem ser consumidos ocasionalmente: doces, refrigerantes, bolachas recheadas, entre outros.  Estes sendo os preferidos pela grande maioria das crianças, mas devem ter um consumo controlado, pois possuem substâncias não nutritivas.

Alimentos prejudiciais (“Calorias vazias”): esgotam as reservas de vitaminas do complexo B e cálcio para serem metabolizados.

Usamos como base o artigo: [pic 1]

Esse estudo mostra um aumento significante da obesidade infantil, com prevalência no Brasil, determinando várias complicações na infância e na vida adulta. A obesidade está relacionada a mudanças do estilo de vida e nos hábitos alimentares.

Tabela presente no artigo indicando as complicações que a obesidade pode levar:

[pic 2]

Objetivos

- Como parâmetros de avaliação pretendemos calcular o IMC (De acordo com a OMS, 2006).

- Avaliar a ingestão calórica (na hora da merenda) dos pré-escolares com o acompanhamento dos pais e professores (De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira).

- Avaliar se a ingestão de níveis de ingestão de Cálcio e Ferro estão de acordo com o recomendado (De acordo com a RDA/AI).

Metodologia

A pesquisa será feita em uma escola com n=20 pré-escolares, com idade de 2 a 4 anos, por um período de seis meses. Em relação à abordagem ao problema a pesquisa será de maneira quanti-qualitativa, para avaliar a quantidade e a qualidade da merenda ingerida pelas crianças. E em relação ao ponto de vista estatístico será feita uma pesquisa transversal. Nesse período de tempo será montada uma horta, para que as crianças tenham contato com os alimentos e as estimulem a comer de maneira saudável.  Os alimentos a serem plantados serão selecionados de acordo com a necessidade de ingestão dos micronutrientes escolhidos (Cálcio e Ferro).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (59.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com