TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLITICO

Ensaios: PROJETO POLITICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  3.796 Palavras (16 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 16

PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO – 80h

UNIDADE 1

NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1-Defina planejamento e argumente a respeito de sua importância no contexto escolar, explicando as respectivas etapas.

Planejar é organizar sistematicamente suas idéias, ou seja, reconhecer prioridades, metas e ações que levarão o professor a atingir seu objetivo. Para educação isso é fundamental, pois, o professor deverá apresentar anualmente seus referidos conteúdos programáticos, metodologias e ações. O planejamento é onde reconhecemos o que devemos fazer e a que tempo deverá ser feito, a fim de colhermos os resultados desejados.

O Planejamento do Ensino tem como principal função garantir a coerência entre as atividades que o professor faz com seus alunos e as aprendizagens que pretende proporcionar a eles.

Etapas de um planejamento:

Diagnóstico- conhecer o aluno e seu ambiente é a primeira etapa do processo de planejamento. É preciso saber quais são suas aspirações, frustrações, necessidades e possibilidades.

Elaboração do projeto- A partir dos dados fornecidos pela sondagem e interpretados pelo diagnóstico, temos condições de estabelecer o que é possível alcançar, como fazer para alcançar o que julgamos possível e como avaliar os resultados.

Execução do Projeto- A execução do plano consiste no desenvolvimento das atividades previstas.

Avaliação do Projeto- Nesta fase, a avaliação adquire um sentido diferente da verificação do ensino-aprendizagem e um significado mais amplo. Isso porque, além de medir os resultados do ensino-aprendizagem, procuramos avaliar a qualidade do nosso plano, nossa eficiência como professores e a eficiência do currículo.

2. Pesquise o conceito de planejamento e projeto e aponte os aspectos que os distinguem.

O projeto não deve ser confundido com o Planejamento Escolar. Embora os dois contenham características semelhantes, há diferença na duração: o Planejamento Escolar é um plano de ações em curto prazo (para o ano letivo), enquanto que o PPP estabelece metas para um período de 3 a 5 anos.

Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; O planejamento é o processo, enquanto que o plano e o projeto são o seu produto, refere-se a uma descrição de larga abrangência em termos de tempo e problemática, enquanto que o projeto corresponde a uma descrição de abrangência menor.

3. Apresente os cuidados que devemos ter ao fazer uma análise diagnóstica na elaboração de um projeto.

O diagnóstico se constitui em um dos momentos mais importantes na construção do PPP, pois é nesse momento que fazemos uma profunda análise da situação atual da escola, observando-se todas as suas dimensões – infra-estrutura física, equipamentos, corpo docente, trabalho pedagógico, gestão, comunidade, qualidade da educação, processos de formação dos estudantes, etc.

Ao possibilitar conhecimentos sobre a realidade de um determinado contexto, torna-se um importante instrumento no planejamento de mudanças, na medida em que pode nos ajudar a identificar “pontos fortes e frágeis” em

cada realidade institucional e a ver as alternativas e possibilidades de ação, tendo como horizonte os ideais e objetivos pretendidos.

4. Por que é importante o trabalho em equipe e a participação coletiva, no processo de planejamento?

Porque neste processo será envolvida toda a comunidade interna e externa, como professores e equipe pedagógica, associação de pais e alunos , para que todos possam contribuir com seus conhecimentos, idéias e emoções, que serão somadas a necessidade e realidade escolar e social do local no qual a instituição esta inserida. Desta forma, somam-se idéias, vontades e esforços, para uma ação intencional. O planejamento coletivo evita a rotina e a improvisação contribuem para a realização dos objetivos visados e promove a eficiência do ensino e será elaborado em função das necessidades e da realidade apresentadas pelos participantes .

5. Qual é a finalidade do projeto? Justifique e apresente suas etapas.

A finalidade do projeto é estabelecer metas e objetivos que serão alcançados pela Instituição num prazo de 3 a 5 anos , é um documento baseado no contexto cultural,social,político, econômico e religioso ,sendo assim tem ,também a finalidade de trazer o aluno para sua realidade para que o mesmo possa viver em sociedade e exercer a cidadania.

As etapas do projeto são:

1. Justificativa;

2. Objetivos;

2.1 Objetivo geral;

2.2 Objetivos detalhados ou específicos;

2.3 Metas;

3. Estratégias ou metodologias;

4. Cronograma

5. Recursos;

6. Avaliação do projeto.

6. Como deve ser a avaliação do projeto? Responda, assinalando a importância do processo avaliativo para a consolidação do projeto.

O processo de Avaliação do projeto Político Pedagógico ocorrerá de Forma coletiva com a comunidade escolar, onde serão realizadas leituras,avaliação, reavaliação e quando necessário ajuste no mesmo adequando a realidade de nosso colégio e as novas instruções enviadas pela SEED/MEC.

UNIDADE 2

O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO E O TRABALHO PEDAGÓGICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Compare, destacando as semelhanças e diferenças entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com