TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLITICO PEDAGOGICO

Artigo: PROJETO POLITICO PEDAGOGICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  3.330 Palavras (14 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 14

PAULA ANDRESSA LEITE

MÓDULO:

PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO – 80h

UNIDADE 1

NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Defina planejamento e argumente a respeito de sua importância no contexto escolar, explicando as respectivas etapas.

R: Planejar é pensar antes o que se vai fazer depois; é prever objetivos, condições e ações necessárias para alcançá-los. é o processo de intervir na realidade existente com a intenção de mudá-la, em função de ideias que se tem sobre o objeto a ser mudado. é um processo que ocorre na mente das pessoas para organizar as ações, o tempo e os recursos, com vistas a um ou mais objetivos. É um processo permanente que nunca se esgota.

Planejar implica, primeiramente, pensar o que se quer, depois o que se tem e, por fim, como e o que fazer para se chegar onde se quer. Em outras palavras, é a previsão de ações para se alcançar objetivos em busca de melhorar a realidade que se conhece, de forma racional e científica, e cada planejamento terá seu grau de complexidade e exigência. Todo planejamento deve levar em consideração o contexto em que se é elaborado: contexto interno e externo.

Para se Planejar é necessário seguirmos algumas etapas como:

Diagnóstico: implica em um estudo multifocal, intersetorial, multidisciplinar e interdisciplinar.

Elaboração do projeto: faz-se a reflexão sobre as informações para decidir o que colocar no papel para se formalizar o documento.

2. Pesquise o conceito de planejamento e projeto e aponte os aspectos que os distinguem.

R: planejar significa “traçar; fazer o plano de, projetar, fazer tensão de, programar, planificar, planear”. Planejar, portanto, é algo que faz parte do cotidiano das pessoas, ainda que de maneira intuitiva, informal. Planeja-se, por exemplo, férias, filhos, negócios, futuro. Mas se isso ocorre de maneira informal, tem-se, por outra via, o planejamento formal, utilizado e aplicado às mais diversas áreas do conhecimento, e nos mais diversos setores profissionais e técnicos.

Em sentido mais formal, ou técnico, algumas definições importantes se apresentam. Conforme Barbosa & Rabaça (2001), planejamento é: Ato de relacionar e avaliar informações e atividades – de forma ordenada e com lógico encadeamento entre elas – a serem executadas num prazo definido, visando à consecução de objetivos predeterminados. (BARBOSA & RABAÇA, 2001)

Projeto é um plano para a realização de um ato e também pode significar desígnio, intenção, esboço.

Esta é uma palavra oriunda do termo em latim projectum que significa “algo lançado à frente”. Por esse motivo, projeto também pode ser uma redação provisória de uma medida qualquer que vai ser realizada no futuro.

3. Apresente os cuidados que devemos ter ao fazer uma análise diagnóstica na elaboração de um projeto.

R: a análise diagnóstica é uma reflexão sobre os problemas, sobre suas causas e sobre as informações obtidas para soluciona-los. É necessário pensar o que é mais urgente a ser feito diante de variáveis que possam estar envolvidas, ou ainda, em como obter o máximo de beneficio com as mesmas ações.

4. Por que é importante o trabalho em equipe e a participação coletiva, no processo de planejamento?

R: porque durante o planejamento todos irão expressar seu ponto de vista, propor metas, trocar experiências a fim de conseguirem êxito no que esta sendo almejado por eles.

5. Qual é a finalidade do projeto? Justifique e apresente suas etapas.

R: a finalidade do projeto é que se faça uma reflexão sobre informações para decididir o que colocar no papel pra formalizar o documento. Primeira coisa a fazer é definir claramente o que eu quero mudar, ou seja, estabelecer os objetivos. Estes indicam o que será feito para suprir as necessidades.

As etapas de um projeto são: Justificativa; objetivos ( objetivo geral e especifico); metas; estratégias ou metodologias; recursos e avaliação do projeto.

6. Como deve ser a avaliação do projeto? Responda, assinalando a importância do processo avaliativo para a consolidação do projeto.

R: durante avaliação do projeto é pensado e são detalhados os procedimentos e as ferramentas de como vamos verificar se o que foi previsto está sendo execultado e alcançado, se os custos compensaram os benefícios, se valeu o esforço e os gastos para conseguir o que conseguiu, se não poderia ter feito melhor com menos gastos, com menos pessoal e em menos tempo, isto é, se houve eficiência.

É interessante avaliar como era antes e como ficou depois de concluído. Não se pode deixar de apontar as formas de verificação da implementação das atividades e do alcnce das metas previstas.

UNIDADE 2

O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO E O TRABALHO PEDAGÓGICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Compare, destacando as semelhanças e diferenças entre o planejamento educacional, o planejamento de currículo e o planejamento de ensino.

R: Planejamento Educacional: É o realizado pelo Governo Federal, por meio do Plano Nacional de Educação e da legislação vigente; algo amplo, geral e abrangente, no desenvolvimento do país. Prevê a estruturação e o funcionamento da totalidade do sistema educacional. Determina as diretrizes da política nacional de educação e tomada de decisões sobre a educação no conjunto do desenvolvimento geral do país, os objetivos em longo prazo que definam uma política da educação.

Planejamento de Curículo: é diretamente relacionado as prioridades assentadas no planejamento educacional, seu objetivo é traduzir em termos mais próximos e completos as linhas mestras de ção delineada no PNE. O problem central do planejamento curricular é formular objetivos educacionais a partir daqueles expressos nos guias curriculares oficiais.

Planejamento de Ensino: é a especificação do planejamento curricular, traduz em termos mais concretos e operacionais o que o professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com