TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLITICO PEDAGOGICO

Artigos Científicos: PROJETO POLITICO PEDAGOGICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

Segundo Paro (2002), elaborar o Projeto Político Pedagógico é um desafio que movimenta toda a equipe pedagógica. Por ser um projeto de gestão participativa, demonstrado em diretrizes pedagógicas comuns para orientar a ação educacional, determina participação e dinamismo de planejamento para se tornar uma ferramenta de referência educacional da escola e da realidade local. A construção deste documento é um importante passo na implementação de um trabalho que considere o alcance de competências para os tempos atuais. O educando é o núcleo da vida e da organização escolar, deste modo, além de construir conhecimentos e desenvolver competências, é primazia, na ação educativa, o cultivo de valores por meio da descoberta do mundo, dos outros e de si mesmo.

O Projeto Político Pedagógico concebe um desafio importante na trajetória de uma escola que procura de forma efetiva uma educação de qualidade. A escola é o espaço da concepção, efetivação e avaliação do projeto educativo, uma vez que organiza seu trabalho pedagógico fundamentando-se em sua realidade, sendo orientada por referenciais definidos pelo sistema de ensino.

Para Marques (1990), o Projeto Político Pedagógico é construído e vivenciado por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. É uma ação propositada e um acordo determinado no coletivo, o qual se pauta a duas dimensões. A primeira é política, porque pronuncia o compromisso sócio-político aos interesses da comunidade. Já, a segunda delibera as ações educativas, pois reside na probabilidade de se concretizar a intenção escolar que é o desenvolvimento do cidadão.

Ainda segundo o autor, ambas as dimensões relacionam-se mutuamente. Nesse sentido, analisa-se o PPP como um processo constante de reflexão e debate de problemas escolares, na procura de alternativas transitáveis à realização de sua intencionalidade, propiciando a vivência democrática indispensável para a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício da cidadania. Pelo caráter democrático, busca instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico em dois planos: o da escola como um todo e o da sala de aula, associando-o com a conjuntura social.

Contudo, para que se possa construir o PPP, a escola deve apresentar autonomia e se fundamentar em um referencial que traga uma teoria pedagógica compromissada em resolver problemas educativos e de ensino. E, o mais importante, para que o PPP seja admissível deve-se propiciar circunstâncias que consintam que os professores, a equipe escolar e os funcionários aprendam a refletir e a efetivar o fazer pedagógico de modo coeso.

A Escola torna-se um espaço desafiador que gera o questionamento, a reflexão e a concepção de alternativas e recursos, onde numa atitude dialógica se arquitetam conhecimentos, vivenciam relações e importâncias em vista da educação absoluta.

Para Veiga, (1998), o projeto político pedagógico, ao se estabelecer em processo democrático, absorve-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que ultrapasse os conflitos, procurando extinguir as relações competidoras, corporativas e autoritárias, irrompendo com a rotina da administração impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, atenuando os resultados fragmentários da divisão do trabalho que avigora as diferenças e hierarquiza os poderes de deliberação.

De acordo com Gadotti (1994), a principal possibilidade de construção do projeto político pedagógico passa pela referente autonomia da escola, de sua disposição de apresentar sua própria identidade. Isto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com