TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLITICO PEDAGOGICO

Exames: PROJETO POLITICO PEDAGOGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 3

CONHECENDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que dêem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Essa mobilização é tarefa, por excelência, do diretor. Mas não existe uma única forma de orientar esse processo. Ele pode se dar no âmbito do Conselho Escolar, em que os diferentes segmentos da comunidade estão representados, e também pode ser conduzido de outras maneiras - como a participação individual, grupal ou plenária. A finalização do documento também pode ocorrer de forma democrática - mas é fundamental que um grupo especialista nas questões pedagógicas se responsabilize pela redação final para oferecer um padrão de qualidade às propostas. É importante garantir que o projeto tenha objetivos pontuais e estabeleça metas permanentes para médio e longo prazo.

Alguns aspectos básicos devem estar presentes na elaboração do projeto pedagógico de qualquer escola. Antes de mais nada, é preciso que todos conheçam bem a realidade da comunidade em que se inserem para, em seguida, estabelecer o plano de intenções - um plano de fundo para o desenvolvimento da proposta. Na prática, a comunidade escolar deve começar respondendo à seguinte questão: por que e para que existe esse espaço educativo? Uma vez que isso esteja claro para todos, é preciso olhar para os outros três braços do projeto. São eles:

• A proposta curricular - Estabelecer o que e como se ensina, as formas de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo e o uso do espaço na escola, entre outros pontos.

• A formação dos professores - A maneira como a equipe vai se organizar para cumprir as necessidades originadas pelas intenções educativas.

• A gestão administrativa - Que tem como função principal viabilizar o que for necessário para que os demais pontos funcionem dentro da construção da "escola que se quer".

Ao promover a inclusão, é preciso rever o projeto político pedagógico (PPP). O PPP deve contemplar o atendimento à diversidade e o aparato que a equipe terá para atender e ensinar a todos.

No projeto político pedagógico (PPP) também são planejados espaços de gestão democrática e participativa. As atividades que dão centralidade ás ações coletivas de uma instituição de ensino são inúmeras, entre elas:

• Conselho escolar: deve produzir o debate, encaminhar as decisões e definir o rumo da escola, de forma coletiva e participativa.

• Conselho de classe: tem a responsabilidade de formular propostas referentes à ação educativa e didática, facilitar e ampliar relações mútuas entre professores, pais e alunos e incentivar projetos de investigação.

• Grêmio Estudantil: Organização livre dos alunos. Exercitam a participação e a democracia, desenvolvendo desde cedo uma consciência política, de decisão e responsabilidade.

• Eleição de diretores: é uma das instâncias de gestão democrática, regida pelos sistemas de ensino por meio de leis próprias que determinam o encaminhamento dessa prática.

A avaliação institucional dos trabalhos pedagógicos deve se organizar numa perspectiva de melhoria do espaço escolar se caracterizando como um instrumento de gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com