TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Desenvolvimento Na Escola

Casos: Sociologia Desenvolvimento Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 5

Primeiro relatório de sociologia

Para um bom desenvolvimento na escola é muito importante ter uma visão de cada aluno,pois cada um tem uma historia familiar e cada um tem uma situação econômica diferente do outro, o papel da escola é fundamental na socialização dos homens ,só que também é muito importante a ajuda da sociedade e da família ,pra que se possa entender e realizar um papel eficiente na sociedade .

A educação é a principal responsável pela formação dos sujeitos sociais

a escola não transforma diretamente a sociedade, mas instrumentaliza os sujeitos que, na prática social, realizam o movimento de transformação. Isto é, a escola tem a especificidade de, do ponto de vista da formação humana, garantir a apropriação de elementos da cultura que se transformem, na prática

o trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens, o processo educativo é um processo de formação humana, é um processo histórico e social.

Isso significa conhecer e interpretar a realidade social e atuar sobre ela, construindo-a, portanto, trata-se da necessidade da escola pública de assumir sua tarefa, histórica e política, de equalização da sociedade, de superação da desigualdade social, de realização de seu caráter público no sentido amplo e complexo de instituição pública de educação.

Segundo relatório

Para fazer uma reflexão melhor eu assisti o debate mesa redonda que tem três profissionais da educação para discutir o tema educação.

Em base no texto anterior ,fica bem claro as contradições existentes na escola ,o que a socialização se refere é o respeito a singularidade da pessoa e no filme “Entre os muros da escola “ o que se retrata é totalmente o oposto,não existe um diálogo e sim uma imposição feita pelo professor ao se referir aos alunos.

O problema relatado no filme e que se vê atualmente nas escolas são as obrigações impostas pelo poder de quem manda na escola ,como o diretor ,professor e também os pais ,e não dão ao aluno a menor possibilidade de entender por que tem que fazer algumas coisas ou cumprir algumas funções .

Acredito que seria bem mais fácil se o aluno pudesse se expressar ou ao menos entender vários dos motivos de algumas atitudes ou punições delegadas pela escola ou professor ,ou até mesmo dos seus pais ,muitas vezes queremos impor ordens ou realizar alguma atividade com o aluno sem ao menos se importar com a sua opinião,ao mesmo tempo que se fala em respeito a cultura e a sociedade com um ser singular fazemos tudo ao contrario ,dizendo o que devem ou não fazer sem ao menos explicar por que e por qual motivo tal atitude foi tomada ou decidida.

Em uma sociedade em que as escolas trabalham com vários tipos de punições ,fica muito contraditório ao mesmo tempo os alunos não terem nenhum respeito com seus professores e também com seus colegas de classe ,pois os alunos podem até cumprir algumas regras impostas mas vão cumprir ou por medo de alguma punição ou também muitas vezes sem entender por que daquelas regras foram impostas.

O fato de julgar o aluno dizendo que é burro ou não ao se comparar com um outro aluno da classe que se dedique mais e tire melhores notas também é um ato falho da sociedade e do professor pois o que se trata da sociedade é o respeito do individual do aluno ,pois cada um tem uma história de vida fora da escola e que por muitas vezes é desconhecida pelo professor ou por falta de interesse ou por falta de apoio da família na escola.

Terceiro relatório

As contribuições da sociologia na educação com certeza se resume em ajudar os alunos na conscientização de algumas diferenças no cotidiano e com alguns trabalhinhos em sala podemos trabalhar a importância da água como mostra o quadrinho ,que existem lugares com tão pouco recursos e outros com grandes recursos mais que existe o disperdicio sem a menor consciência de que é ruim para o nosso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com