TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO Poeta João Eufrásio de Oliveira

Tese: PROJETO Poeta João Eufrásio de Oliveira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Tese  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

Este trabalho tem a proposta de demonstrar como o estudo da realidade vivida pelos alunos de uma comunidade podem contribuir para a construção de uma estratégia de ensino que privilegia o conhecimento prévio do aluno a partir do seu meio. A proposta vem de encontro a qualquer disciplina do currículo escolar, porém, a intenção é direcioná-lo ao ensino de matemática.

Na comunidade do Sítio Queimadas, situada a dezoito quilômetros do município de Viçosa do Ceará, a realidade educacional é marcada pelo baixo rendimento dos alunos nas disciplinas de português e matemática. Como em qualquer outra comunidade, também necessita de suporte na área social, da saúde e meio ambiente. Partindo da observação dessa problemática, faz-se necessária uma avaliação de até que ponto os problemas interferem de forma negativa no rendimento dos alunos.

A pesquisa será realizada na Escola de Ensino Fundamental Poeta João Eufrásio de Oliveira com as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, (6º ao 9º ano).

A metodologia do trabalho será dividida em três etapas. Primeiramente, será realizada a criação de um instrumental de avaliação da realidade local, no qual os alunos serão os agentes investigadores; após a coleta dos dados, estes serão consolidados para a exposição em aspecto descritivo e, através da linguagem matemática, serão utilizados gráficos para demonstrar e alertar a comunidade. Nesta etapa, alguns dados, alguns conceitos serão trabalhados sem sala como, por exemplo: contagem, agrupamento, porcentagem, construção de gráficos, área das residências, consumo de água e luz e outros. A terceira etapa, será a criação de um material em forma de apostila para que os professores da escola possam utilizar na sua rotina de sala de aula para anexar aos conteúdos globais.

A pesquisa será relevante devido ao fato de fornecer informações que contemplam a realidade dos alunos de forma mais ampla e servirá de subsídio para escola ou para a secretaria de educação do município como instrumento para elaboração de políticas pedagógicas de intervenção.

2. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Na Escola de Ensino Fundamental Poeta João Eufrásio de Oliveira, essa problemática é acentuada. Será um reflexo dos métodos avaliativos? Os métodos utilizados na escola talvez devam ser modificados? Será que a realidade local é levada em consideração pela escola e pela gestão da secretaria municipal de educação do município?

2.1. Questão Problema

A inserção da realidade vivida pelos alunos na disciplina de matemática nos finais do Ensino Fundamental, na Escola de Ensino Fundamental Poeta João Eufrásio de Oliveira poderá contribuir para um rendimento melhor na aprendizagem?

3. PRESSUPOSTOS

1. A avaliação seja direcionada com o objetivo de elevar os conhecimentos do educando partindo conteúdo regional para o global;

2. Não está definido com clareza o que se quer realmente avaliar;

3. A avaliação não deverá ser utilizada de forma arbitrária coagindo o educando ao insucesso mediante a tomada de decisões do educador;

4. A inserção da realidade deles no currículo é o fator determinante para o desenvolvimento de sua aprendizagem.

4. OBJETIVOS

4.1. Objetivo Geral

Demonstrar como o estudo da realidade vivida pelos alunos de uma comunidade pode contribuir para a construção de uma estratégia de ensino que privilegia o conhecimento prévio do aluno a partir do seu meio; analisar os métodos avaliativos utilizados na escola, verificando a avaliação dos docentes e o reflexo da mesma nos alunos

4.2. Objetivos Específicos

1. Visualizar a avaliação como um instrumento de diagnóstico flexível;

2. Observar os avanços gradativos que apresenta o aluno, procurando evitar estagnação dos meios avaliativos e sua objetividade.

3. Analisar a repercussão positiva deste método de avaliação com enfoque na transformação social e a responsabilidade de quem está praticando o ato pedagógico.

4. Utilizar as informações coletadas para serem inseridas na disciplina de matemática dentro do conteúdo específico.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

De acordo com ETGES, (1986, p.12), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional expressa a política e o planejamento educacional do país. Essas diretrizes são embasadas na Constituição Federal. A LDB tem como eixos interdependentes, que não estão de forma explícita na letra da lei: Flexibilidade, autonomia, responsabilidade, participação, mundo do trabalho e avaliação. Esses eixos caracterizam uma nova escola com identidade própria, definida através projetos pedagógicos. É assegurado aos alunos o direito de aprenderem, de terem educadores que dinamizem e exerçam com precisão e maestria as práticas pedagógicas. É de fundamental importância que os conhecimentos sejam ampliados modificando a grande desigualdade social. Não é admissível que ainda se pratique o modelo de educação bancária, em que há decorebas e mutilação do conhecimento, afastando a escola do discente, o que deveria ser diferente: acolher o aluno e caminhar junto a ele. Se com esse método era difícil o aprendizado, a avaliação era um dilema. Essa questão tem sido uma incógnita inclusive na atualidade. “Avaliar é um desafio,” observa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com