TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO: Revitalização de Córregos com o foco no programa aplicado na cidade de Guarulhos/SP

Por:   •  27/4/2018  •  Dissertação  •  3.186 Palavras (13 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Mestrado Profissionalizante em Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Sustentabilidade e Inovação Tecnologica

Prof. Dr. Cláudia Kneiss

GRUPO:

Cássia Menezes - 612150172

Claudete Pendloski – 612150166

PROJETO: Revitalização de Córregos com o foco no programa aplicado na cidade de Guarulhos/SP

SUMÁRIO

1

OBJETIVO

2

2

INTRODUÇÃO

2

3

METODOLOGIA

3

4

HISTÓRICO

5

5

REVITALIZAÇÃO DE CÓRREGOS EM GUARULHOS

10

6

OBSERVAÇÃO DIRETA DE AÇÕES ATUAIS

11

7

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: REVITALIZAÇÃO E NÃO CANALIZAÇÃO

11

8

CONTRIBUIÇÕES

9

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

  1. OBJETIVO

Identificar como a tecnologia na revitalização dos córregos interfere na vida social e na qualidade de vida da comunidade.

Proposta baseada na experiência de revitalização de córregos, na cidade de Guarulhos, onde foi elaborado um projeto pioneiro para revitalização de córregos, de acordo com o trabalho desenvolvido por alunos da UNIMESP (2009) “sem remover famílias por um custo de 10 até 20 vezes menor que a canalização convencional. Esse é o objetivo do projeto de drenagem urbana desenvolvido na cidade de Guarulhos.”

  1. INTRODUÇÃO

O Município de Guarulhos tem uma paisagem geomorfológica contrastante na qual se estabelece uma expansão urbana potencializada pelo desenvolvimento industrial e de serviços, com uma malha viária que se amplia na região como um todo.

Nas grandes metrópoles, a construção do espaço urbano, se faz pela ocupação de glebas com diferentes finalidades, como: residenciais, comerciais, industriais e de serviços.

Esta ocupação do espaço gera uma modificação no meio ambiente natural e local, suprimindo a vegetação nativa pelas edificações levantadas pelas comunidades e pelos serviços desenvolvidos por estas populações.

No caso, o foco deste estudo, são os processos de revitalização de córregos, processo necessário a partir do crescimento desordenado da população, sem uma consciência da conservação dos leitos dos rios, onde com o desmatamento da mata ciliar, ocorre o assoreamento dos córregos, provocando os alagamentos e consequentemente a proliferação de doenças, assim como situações de desgaste sócio-econômico.

Prandiniet al.(1995), menciona que:

a expansão da urbanização na Região Metropolitana de São Paulo se dá sob a ótica quase que exclusiva das razões especulativas de mercado, que vêm ignorando as reais potencialidades e limitações das áreas a serem ocupadas. Isto acaba determinando a ocupação inadequada de regiões e locais extremamente problemáticos, tais como áreas propícias ao desenvolvimento de escorregamentos ou erosões intensas, vertentes sujeitas à eclosão de boçorocas, áreas sujeitas a inundações, terrenos capazes de desenvolver subsidências e colapsos, áreas com nível d’água raso, etc.

De acordo com o Engº Carlos Campos, da Secretaria de Obras de Guarulhos: “Essas apropriações foram construídas, não por falta de projetos, e sim por “Especulação Imobiliária”, porque:

Os grandes e médios fazendeiros tinham (e ainda têm) -força no senado, e permitiram a apropriação à margem dos córregos, para garantir (ainda mais) as suas posses. Através deste movimento a urbanização cresce desenfreada, porque nos grandes centros, prevalece quem tem dinheiro, e quem não tem...Acaba não tendo alternativa, e faz apropriações próximas aos rios, transformando-os em córregos (CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - UNIMESP (2009).

Este tem sido um dos grandes problemas de Gestão Ambiental Urbana: de buscar alternativas para minimizar os impactos, causados pela urbanização desenfreada.

Devido a influencia do marketing: o consumismo vem aumentando e onumero de resíduos também, um dos problemas é que os resíduos tem sido destinados à  beira de córregos, ou em outros lugares que não são apropriados.

 Ao contrario da engenharia tradicional que visa: uma galeria que canaliza tanto córregos como nascentes, originando mal cheiro, proliferação de vetores como (ratos, baratas, insetos...), contaminação da água poluída com água das nascentes, ou então, em vez de cercar os córregos com muros para esconder a degradação ambiental e a poluição, a secretaria de Guarulhos começou a aplicar o Projeto de Revitalização de Córregos, que visa: recuperar as nascentes, separar a água suja da água limpa, canalizar somente o esgoto, e esta canalização ir direto para as ETE’s (Estação de Tratamento de Esgoto) que estão sendo construídas aqui em Guarulhos. De acordo com o Eng° Campus, é um trabalho que precisa da colaboração de todos, mas que tem sido aceito com agrado pelos córregos já revitalizados. E o melhor, nós como Gestores Ambientais, podemos trabalhar nestes projetos, foi uma experiência impar.

3        METODOLOGIA

O presente trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa direcionada à Revitalização de córregos focada na tecnologia aplicada na cidade de Guarulhos. Para tanto, foi necessário o entendimento das características sócio ambientais da região de Guarulhos, sua história e bases legais, com especial atenção às informações sobre as técnicas de revitalização de córregos, tendo sido considerada apioneira no país, esta iniciativa da Prefeitura de Guarulhos beneficiou 14 locais, dentre eles os córregos Queromano, Vila Moreira, onde a obra já foi concluída, e o Cocaia, na Vila Flórida, que de acordo com a prefeitura as obras estão em andamento.

Para identificar o trabalho de revitalização de córregos realizado em Guarulhos, foco desta pesquisa, foram contatados órgãos governamentais como: a Prefeitura Municipal de Guarulhos, a Secretaria de Obras de Guarulhos, Secretaria da Saúde de Guarulhos, Departamento de Infraestrutura de Guarulhos e Secretaria do Meio Ambiente de Guarulhos, onde foram realizadas as primeiras orientações. A partir desta orientação, foram pesquisados conteúdos bibliográficos de artigos e livros em bibliotecas. Além da pesquisa eletrônica de diversos artigos do Google Acadêmico e outros sites relacionados a assuntos sobre meio ambiente, onde foram utilizadas as seguintes palavras-chave: revitalização de córregos, córregos em Guarulhos, alagamentos em Guarulhos, a fim de buscar respostas que pudessem direcionar o trabalho na busca da compreensão do tema e possíveis ideias para elaboração de uma proposta de apoio a questão da conscientização e dos avanços tecnológicos com respeito a tecnologia de revitalização de córregos e a atuação da comunidade local em relação aos recursos hídricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (416.4 Kb)   docx (236 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com