TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A avaliação de projetos e programas

Tese: A avaliação de projetos e programas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  Tese  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

A avaliação de projetos e programas sociais é um tema em desenvolvimento, no qual está implícito um julgamento de valor, a partir do qual, decisões são tomadas e destinos são traçados. Assim, torna-se relevante estudar e analisar a forma como este processo é conduzido, de modo a compreendermos sua dinâmica e a eficácia de seus resultados.

A proposta do presente trabalho foi analisar as metodologias de avaliação de resultados de projetos e programas sociais utilizadas por instituições ligadas ao Terceiro Setor que trabalham no Brasil com público-alvo crianças e adolescentes. Assim, foi utilizada uma amostra intencional de 3 instituições que coordenam e/ou financiam projetos e programas voltados a crianças e adolescentes: Instituto Ayrton Senna, Fundação Abrinq e Capacitação Solidária.

A base conceitual e os objetivos do processo de avaliação das organizações pesquisadas apresentaram características comuns, seguindo os passos de avaliação de marco zero, indicadores, avaliação de processo, produto e impacto. Os objetivos da avaliação são estratégicos, buscando alinhar as ações das organizações à sua missão, e auxiliando também na disseminação e transparência de suas ações. Os processos avaliativos procuram ser participativos e dinâmicos, procurando incorporar, desta forma, a flexibilidade e dinamismo da área social.

1 - INTRODUÇÃO

Existe um número crescente de projetos e programas sociais sendo implementados

por organizações do terceiro setor no Brasil. Em pesquisa realizada pelo IPEA (2000), constatou-se que 423.000 empresas pequenas, médias e grandes investiram no período de um ano mais de R$ 4 bilhões em projetos sociais. Poucas parecem saber sobre a eficiência e eficácia no uso dos recursos empregados. A mesma pesquisa do IPEA constatou que apenas 12% das empresas da região sudeste, 48% da região sul e 11% da região nordeste fazem algum tipo de avaliação dos investimentos realizados.

A avaliação de projetos e programas é um tema extenso e complexo, prestando-se a várias abordagens, principalmente quando se trata de projetos e programas sociais. Está implícito um julgamento de valor do qual decorrem decisões a respeito dos mesmos. É por isto que se torna relevante estudar e analisar a forma como este processo é conduzido, já que é através desta forma que se faz a diferença quando se trata de tomar decisões a respeito de projetos existentes (Reis, 1999).

Observando a cultura existente em organizações ligadas ao terceiro setor, Adulis (2002) considera que “a avaliação ainda é vista como uma atividade isolada, realizada geralmente ao término de um projeto, com o propósito de controle ou fiscalização”. Segundo Marino (1998), “as organizações que vêem a avaliação como mecanismo de controle transformam em objeto passivo o indivíduo que está sendo avaliado. Correm o risco de despertar uma atitude negativa nos participantes, que resulta em superficialidade, ocultação ou até alteração de informações essenciais para a credibilidade do que se quer avaliar”.

O entendimento completo do papel da avaliação de projetos e programas sociais remete-nos

ao conhecimento do modo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com