TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROTOCOLO DE CARTAGENA SOBRE BIOSSEGURANÇA

Trabalho Escolar: PROTOCOLO DE CARTAGENA SOBRE BIOSSEGURANÇA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 4

PROTOCOLO DE CARTAGENA SOBRE BIOSSEGURANÇA

01. Em que consiste este trabalho e acordo?

• O objetivo deste Protocolo é contribuir para assegurar um nível adequado de proteção no domínio da transferência segura, manuseamento e utilização de organismos vivos modificados resultantes da biotecnologia moderna que possam ter efeitos adversos na conservação e utilização sustentável da diversidade biológica, tomando também em consideração os riscos para a saúde humana e com particular enfoque no movimento transfronteiriço. O Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança consiste em observar os avanços na agricultura no que se refere ao comércio de transgênicos no Brasil e no cenário internacional. O protocolo que podemos se referir como: (PCB), é um tratado ambiental que faz parte da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). O (PCB) foi criado para tratar dos produtos transgênicos com objetivo de criar segurança relativa a produtos da biotecnologia, principalmente, focado no movimento transfronteiriço de quaisquer transgênicos, resultantes da biotecnologia, e que possam ter efeitos adversos sobre a conversação e utilização sustentável da diversidade biológica

02. Quando foi firmado e que países ratificaram (agentes envolvidos)?

• O Protocolo é o primeiro acordo internacional com o objetivo de estabelecer regras para o transporte, manejo e uso de organismos geneticamente modificados. Teve origem na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), estabelecida pela Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas em 1992.

Este acordo previsto na CDB foi estabelecido em 2000, com a aprovação do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, que passou a vigorar em setembro de 2003. No Brasil, o Protocolo foi aprovado pelo Congresso Nacional no mesmo ano. Entre os 164 países que fazem parte do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança estão Canadá, Argentina, Brasil, Eua e etc.

03. O que aborda? Principais temas? Fundamentos/objetivos?

• O interesse no desenvolvimento sustentável e a construção de um mundo melhor para futuras gerações esta cada vez mais presente e aparente nos dias de hoje, assim os temas surgem internacionalmente como no PCB, que aborda pesquisas que englobam a segurança alimentar, o cultivo manejo, exportação e importação dos OMV’s .

O Brasil é o maior exportador a aderir o Protocolo de Cartagena, e o terceiro maior produtor de OMV’s e pretende com essa nova Lei de Biossegurança reordenar as normas de biossegurança e os mecanismos de fiscalização sobre as condutas que envolvam os organismos geneticamente modificados, sendo ela a condução, cultivo, produção, manipulação, transporte, transferência, importação, exportação, armazenamento, pesquisa, comercialização, consumo, liberação no meio ambiente e descarte, de forma a proteger a vida e a saúde humana, dos animais e das plantas, bem como o meio ambiente.

04. Como o documento impacto as empresas?

• O Protocolo tem impactos sobre o comércio de commodities agrícolas, porque estabelece regras para o comercio e transporte entre fronteiras de organismos vivos modificados. Que seja realizado de forma segura para a conservação da biodiversidade e para a saúde humana. O transporte requer identificação do produto, especificando se contem OVM’s. O Protocolo causa efeito também sobre o nível de preços da soja e também outras culturas em diferentes mercados. Como esperado, em uma simulação realizada por HUANG et al. (2006), depois da implementação do Protocolo de Cartagena, os preços de produtores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com