TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS DE FORMAÇÃO

Projeto de pesquisa: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

PRÁTICAS DE ENSINO

OBSERVAÇÃO

INTRODUÇÃO

Moramos em uma cidade pequena, no interior de Minas Gerais, aqui possuímos apenas duas escolas, ambas de ensino público, não há escolas ou cursos de línguas estrangeiras, associações ou sindicatos.

LOCAL DE REFERÊNCIA PARA OBSERVAÇÃO

Praça da igreja matriz: é o local de maior concentração de pessoas, próxima a praticamente todas as poucas opções de lazer, fica situada à Avenida D. Eugênia, Centro, em Quartel Geral/MG.

AMBIENTES EDUCATIVOS ESCOLARES

Escola Estadual Sebastião Campos: ali é difundido o ensino médio, nos módulos tradicional e E. J. A. – Educação de Jovens e Adultos, pertence à rede pública estadual.

Escola Municipal Adair de Oliveira Pinto: também da rede pública, só que municipal, ali acontece a Educação Infantil e Ensino Fundamental, também possui dois módulos de ensino, o tradicional e E. J. A.

AMBIENTES EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES

Igreja Matriz Divino Espírito Santo: igreja católica, onde acontecem terços às segundas e terças-feiras, Missa das Rosas às quartas-feiras, missas aos sábados e domingos. Catequeses para preparação para a Eucaristia e Crisma, além de pastorais que orientam a comunidade de modo geral.

Biblioteca Municipal: A biblioteca fica no mesmo ambiente do Telecentro Comunitário, são poucas as pessoas que vão em busca de livros, seja para pesquisa quanto para leitura como modo de lazer, a maioria prefere utilizar a internet como fonte de pesquisa, por ser mais rápido, muitas vezes os estudantes nem leem o que está escrito nas páginas, apenas copiam, colam e imprimem. E a internet também é muito utilizada para acesso à redes sociais, sem nenhum vínculo à educação.

CRAS – Centro de Referência à Assistência Social: esse ambiente é um dos mais educativos dos não formais, possui um espaço físico bom, as crianças cujas famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família contam com diversos Projetos, como oficinas de pinturas, recicláveis e espaço para leitura, entre outros. Para adolescentes e adultos, de tempos em tempos são disponibilizados cursos oferecidos pelo SENAC, para capacitação profissional, como por exemplo, curso de manicure.

Quadra Poliesportiva: esse espaço é usado pelos alunos da rede pública municipal para prática de esportes, durante o horário de aula, a Escola organiza torneios entre as turmas, para incentivar as crianças e jovens.

Igreja Cristo Vive: igreja evangélica. Ali são realizados cultos às quartas-feiras, sábados e domingos. Existe também um trabalho educativo que engloba moral e princípios que é realizados com as crianças da igreja. Os fiéis também organizam excursões para outras cidades, para visitarem outras igreja.

Estádio Municipal João Crisóstomo de Araújo: o estádio também só é aproveitado pelos alunos da rede municipal, lá a prática do futebol é fora do horário de aula, como projeto extra da direção da escola.

Casa da Cultura: a instituição é mantida pela Prefeitura, e fica fechada praticamente o tempo todo. Os responsáveis organizam uma feirinha, que é realizada quinzenalmente, aos domingos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com