TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Por:   •  27/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU

 

Esportes Individuais

Badminton

 

Carlos Eduardo Araujo Diniz N° 16

Gabriel Vinicius Silveira N° 28

Michel Santos Aguiar N° 36

Rodrigo Gomes Correia N° 39

 

Turma: 14205A

Grupo: 8

 

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

PROFESSORAS: NORMA PINTO DE OLIVEIRA

ROSANA CHIRUMPOLO PAZINI

 

 

 

São Paulo 

2017

 


 

Sumário

1.        Introdução        3

2. Plano de aula        5

2.2. Tema        5

2.3. Objetivos específicos        5

2.4. Classificação de conteúdos        5

2.5.  Cronograma e conteúdos        5

2.6. Métodos e estilos        6

2.7. Recursos e Materiais        6

2.8. Critérios de avaliação para esta aula        6

3. Conclusão        7

4. Referências        8


  1. Introdução

 

Os esportes individuais são aqueles que têm o objetivo de colocar à tona a competitividade dos alunos, onde os mesmos competem sozinhos e todo desenvolvimento vai partir de suas habilidades, com isso faz com que a parte psicomotora seja mais específica para a atividade em que está sendo dada, parte cognitiva está presente nas normas de segurança e regras existentes do próprio esporte e para o sócio afetivo, o aluno acaba aprendendo a lidar com a derrota e respeitando o próximo seja ganhando ou perdendo e desenvolvendo a personalidade por exigir uma melhor preparação psicológica fazendo com que a autoconfiança e a segurança do aluno aumente durante as práticas.

Na Antiguidade, as práticas esportivas não se pareciam com as que conhecemos hoje. Em razão disso, eram conceituadas como práticas pré-esportivas. Algumas eram úteis para a sobrevivência do homem, como a corrida e a caça. Outras eram mais uma preparação para guerras, como a esgrima e as lutas (TUBINO, 2010). Com a diminuição da necessidade da luta pela sobrevivência, o homem começou a adaptar essas práticas pré-esportivas para esportes individuais com intuito de lazer, competição e valorização de suas habilidades.

 Segundo Piaget (1980), o autor afirma que a criança, em um ambiente competitivo precoce, e defende ainda, que o esporte coletivo exerce fascínio nas crianças muito mais pelo prazer da atividade e pela coletividade do que pela competição. Porém Santana (2002) se contrapõe dizendo que o esporte individual faz com que a criança desenvolva de forma mais complexa a iniciação esportiva deixando à margem do processo dimensões humanas sensíveis, como afetividade, sociabilidade, moralidade, pensamento racional, que resultam em atitudes pedagógicas.

Ao tratar de habilidades de movimento especializado, falamos da associação dos movimentos maduros, refinados, de movimentos complexos e específicos adaptados para as exigências específicas de uma atividade recreativa, do dia-a-dia e principalmente de uma prática desportiva. Mas muito mais do que a combinação de movimentos, a prática desportiva desenvolve uma série de habilidades e capacidades motoras os praticantes acabam por desenvolver uma resposta motora eficaz e soluções rápidas a situações cotidianas (SILVA, 2003; GALLAHUE, 2005). Na idade entre 11 e 12 anos encontram-se no estágio de aplicação, durante este estágio o indivíduo torna-se mais consciente de seus dotes e limitações físicas pessoais e, assim, dirige seu foco para determinados tipos de esportes, tanto em ambientes competitivos quanto recreativos com ênfase de aprimorar a proficiência (GALLAHUE, 2005).

 O presente plano de aula se encontra na unidade lI do plano anual, na segunda aula, no total de oito aulas. O objetivo geral desta unidade é fazer com que os alunos memorizem as regras do esporte, suas normas de segurança, nome dos movimentos do esporte e desenvolvam habilidades motoras de locomoção e habilidades motoras finas. Na primeira aula vivenciada pelos alunos foi dado conteúdo teórico sobre a história, regras e normas de segurança do esporte.


2. Plano de aula

 

Instituição: Faculdades Metropolitanas Unidas.

Professores: Carlos Diniz, Gabriel Silveira, Michel Aguiar e Rodrigo Correia.

Duração: 35 minutos.

Faixa etária: 11 e 12 anos.

Número de participantes: 42 alunos

Local: Quadra I

Data: 29 de maio de 2017

2.2. Tema

Esportes individuais: Badminton

2.3. Objetivos específicos

 

Psicomotor

 

Cognitivo:

2.4. Classificação de conteúdos

 

Conceitual:

Procedimental:

Atitudinal: 

2.5.  Cronograma e conteúdos

Parte inicial: 5 minutos

Divididos em grupos de aproximadamente quatro alunos, os mesmos serão destinados a áreas delimitadas “quadrados” que por sua vez serão também, subdivididos em quadrados menores, cada um desses quadrados menores será ocupado por um aluno, cada grupo receberá uma bola de tênis, a mesma deverá ser rebatida com a palma da mão de forma aleatória para o colega do outro quadrado menor, este por sua vez deve permitir que a bola tenha um contato com o solo antes de rebater para outro aluno de seu grupo e assim sucessivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com