TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÉ PROJETO

Dissertações: PRÉ PROJETO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

DANIELLY CRISTINA DA SILVA

PRÉ-PROJETO:

A IMPORTÃNCIA DA BIOSSEGURANÇA NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO E CONSEQUÊNTE CONTAMINAÇÃO PELO VIRUS HIV / AIDS

VALPARAÍSO DE GOIÁS – GO

2010/1º

1 – INTRODUÇÃO

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) foi identificada pela primeira vez em 1981. A partir desta época a epidemiologia da AIDS passou a relacionar essa doença a uma possível transmissão por um agente infeccioso, até a identificação do retrovírus que a causava (Montagnier et al., 1983).

De acordo com Valle & Teixeira (1998) biossegurança é conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino e desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

A maioria dos acidentes envolvendo profissionais em âmbito laboratorial é decorrente do desconhecimento e da negligencia às normas de segurança.

A exposição ocupacional a material biológico representa um risco para os trabalhadores das instituições de saúde devido à possibilidade de transmissão de patógenos. As conseqüências dessa exposição podem afetar diretamente os trabalhadores, atingindo-os em seus aspectos físico e psicológico e ainda pode repercutir nas relações familiares e sociais (MARZIALE, 2003)

As principais causas de acidentes são: descuido, imprudência, cansaço físico, falta de esclarecimento sobre biossegurança para os profissionais, estresse emocional e falta de condições ideais de trabalho. (Junior; 2000)

Segundo Junior (2000) após o acidente, os profissionais ficam com medo de contaminação no trabalho, aumentam a precaução e preocupação com a equipe.

Devido ao grande número de acidentes envolvendo profissionais de laboratório e material biológico é importante trabalhar na prevenção dos mesmos através de treinamentos e reciclagem sobre biossegurança pelos profissionais.

2. PROBLEMATIZAÇÃO (QUESTÃO NORTEADORA)

Qual a importância da biossegurança na prevenção de acidentes com material biológico e conseqüente contaminação pelo vírus HIV/ AIDS?

3. OBJETIVOS

3.1- OBJETIVO GERAL

Verificar a importância da biossegurança na prevenção de acidentes com material biológico e conseqüente contaminação pelo vírus HIV/ AIDS.

3.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Conceituar HIV/AIDS

• Definir biossegurança

• Tipos de contaminação

• Prevenção

4. METODOLOGIA

4.1- TIPO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com