TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papeis De Trabalho

Casos: Papeis De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 10

trabalho

Papéis de Trabalho

Tipos de Papéis

Os papéis de trabalho são divididos em duas categorias: correntes e permanentes. A diferença entre os dois tipos é que os papéis de trabalho correntes são os utilizados na auditoria em curso e os de caráter permanente são os utilizados em mais de uma auditoria.

1. Papéis Permanentes

Os papéis de trabalho permanentes são arquivados em uma pasta permanente, a qual reúne os papéis de trabalho com informações gerais, de caráter permanente ou semipermanente, sobre um determinado órgão ou atividade da empresa. Seu objetivo é proporcionar à equipe de auditores uma rápida familiarização com a entidade a ser examinada.

Os papéis de trabalho padronizados podem melhorar a eficácia dos trabalhos, e sua utilização facilita a delegação de tarefas, proporcionando meio adicional de controle de qualidade. Entre os papéis de trabalho padronizados encontram-se, além de outros: listas de verificação de procedimentos, cartas de confirmação de saldos, termos de inspeções físicas de caixa, de estoques e de outros ativos.

Papéis permanentes, que contém informações utilizadas em mais de um trabalho ou exercício social. Esses papéis devem conter informações importantes que tenham interesses permanentes e que possam ser utilizados em bases recorrentes.

São exemplos de papéis de trabalho permanentes:

Histórico da empresa;

Estatuto social;

Composição do capital social;

Cartões de assinaturas;

Legislação especifica;

Estatuto social ou contrato social;

Cópias de contratos bancários de financiamentos a longo prazo;

Cópias de contratos de assistência técnica;

Manuais e procedimentos internos;

Legislações específicas aplicáveis à empresa auditada;

Cartões de assinaturas e rubricas das pessoas responsáveis pela aprovação das transações.

2. Papéis Correntes

Os papéis correntes referem-se a um único exercício e reproduzem todos os detalhes inerentes a auditoria realizada, com vista à emissão do parecer do auditor. Para cada exercício existe um conjunto próprio de papéis correntes.

Os primeiros papéis correntes são iniciados durante a vigência do exercício social, cujas demonstrações contábeis serão objeto de parecer e são completados após o encerramento deste mesmo exercício.

Normalmente existem três tipos de papéis correntes, quanto à sua finalidade:

• Papéis que se relacionam ao exame das contas que deverão figurar nas demonstrações contábeis do final do exercício, objeto do parecer de auditoria;

• Papéis que se referem à avaliação e ao exame do sistema de controles internos;

• Papéis relacionados com o exame das transações;

Cada grupo do balanço patrimonial será identificado por um conjunto de duas letras maiúsculas da seguinte forma:

AC – Ativo Circulante

AR – Ativo Realizável a Longo Prazo

AF – Ativo de Permanente de Investimentos

AI – Ativo Permanente Imobilizado

AD – Ativo Permanente Diferido

PC – Passivo Circulante

PE – Passivo Exigível a Longo Prazo

PR – Resultados de Exercícios Futuros

PL – Patrimônio Liquido

Os papéis de trabalho têm por finalidade:

• Apresentar registro dos exames realizados;

• Demonstrar os objetivos, o escopo e a metodologia, incluindo os critérios de amostragem utilizados;

• Evidenciar o trabalho realizado que embase as conclusões e os comentários significativos;

• Fornecer informações relevantes ao planejamento de futuras auditorias;

• Servir como evidência que fundamente o relatório emitido;

• Registrar a evidência de reexame da supervisão do trabalho realizado;

O auditor deve registrar nos papéis de trabalho a informação relativa ao planejamento da auditoria, a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos aplicados, os resultados obtidos e suas conclusões da evidência da auditoria. Os papéis de trabalho devem incluir o juízo do auditor sobre todas as questões significativas, com a conclusão a que chegou.

Relatórios

Relatório de Auditoria são documentos técnicos obrigatório, servindo para o profissional de auditoria governamental para relatar as constatações, análises, opiniões, conclusões e recomendações sobre o objeto da auditoria, obedecendo à norma específica quanto à forma de apresentações e objetivos.

Um Relatório mal apresentado e que permita a contestação do Auditado ou possibilita à direção da empresa fazer uma má avaliação de todo um trabalho efetuado, significa a desmoralização do valor da Auditoria e, por fim, a desmoralização do próprio profissional.

Muitas vezes, porém, o Auditor desperdiça relatórios, apresentando os fatos de maneira desordenada e apresentando sugestões incompatíveis às soluções esperadas.

É fundamental, portanto, que todo o trabalho de auditoria seja previamente planejado e estruturado, com conclusões lógicas e eficientes. Essa responsabilidade cabe única e exclusivamente ao auditor, que deve ter a prudência de dizer as coisas certas, no momento certo.

Se o Auditor conseguir fazer com que seu relatório seja facilmente compreendido por quem quer que leia, com toda certeza poderá assegurar-se de que o seu “produto” vai ser aceito e que a alta direção da empresa saberá valorizar e apreciar o seu trabalho.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com