TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papéis de Trabalho, Parecer e Relatórios

Por:   •  1/9/2015  •  Seminário  •  8.129 Palavras (33 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 33

Faculdade da Amazônia Ocidental[pic 1]

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Auditoria Contábil

Professora: Girleida Nobre Rocha

Turma: CCT04NA

 

AUDITORIA CONTÁBIL

 Papéis de Trabalho

 Parecer e Relatórios

RIO BRANCO – ACRE

2015

PAPÉIS DE TRABALHO

 Os papéis de trabalho constituem a forma organizada como os auditores realizaram a auditoria, desde os trabalhos de campo até a emissão do relatório de auditoria.

De acordo com a NBC – T – 11 – IT – 02, “... o auditor deve documentar todas as questões que foram consideradas importantes para proporcionar evidência, visando a fundamentar o parecer de auditoria e comprovar que a auditoria foi executada de acordo com as Normas de Auditoria Independente das demonstrações contábeis.”

Os papéis de trabalho constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria. Eles integram um processo organizado de registro de evidências de auditoria, por intermédio de informações em papéis, filmes, meios eletrônicos ou outros que assegurem o objetivo a que se destinam.

  1. Objetivos

As normas de auditoria estabelecem que o auditor deve colher elementos comprobatórios suficientes a fim de apoiar seu parecer sobre as demonstrações financeiras (balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração das mutações do patrimônio liquido ou demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, demonstração das origens e aplicações de recursos e notas explicativas) examinadas. Com a finalidade de atender a essa norma, os auditores elaboram papéis de trabalhos, que representam o registro de todas as evidências (por meio da observação, inspeção, indagação, investigação etc.) obtidas ao longo da execução do serviço de auditoria.

Os principais objetivos dos papéis de trabalhos de auditoria são os seguintes:

 Atender às normas de auditoria, geralmente aceitas;

 Acumular as provas necessárias para suportar o parecer do auditor;

 Auxiliar o auditor durante a execução de seu trabalho;

 Facilitar a revisão por parte do auditor responsável, a fim dele assegurar-se de que o serviço foi prestado.

  Representar na Justiça (no caso de ser movida uma ação contra o auditor ou a firma de auditoria) as evidências do trabalho executado.

Cumpre destacar que os papéis de trabalho em última análise espelham as características dos auditores que os elaboraram, ou seja:

 Graus de conhecimentos de contabilidade, auditoria e impostos;

 Bom senso;

 Imaginação;

 Capacidade de nitidez, clareza e organização;

 Hábito de limpeza;

 Boa redação.

Portanto, o auditor deve tomar o máximo de cuidado por ocasião da elaboração de seus papéis de trabalho.

  1. Tipos de Papéis

Os papéis de trabalho são divididos em duas categorias: correntes e permanentes. A diferença entre os dois tipos é que os papéis de trabalho correntes são os utilizados na auditoria em curso e os de caráter permanente são os utilizados em mais de uma auditoria.

Os papéis de trabalho permanentes são arquivados em uma pasta permanente, a qual reúne os papéis de trabalho com informações gerais, de caráter permanente ou semi permanente, sobre um determinado órgão ou atividade da empresa. Seu objetivo é proporcionar à equipe de auditores uma rápida familiarização com a entidade a ser examinada.

A pasta ou arquivo permanente constitui ainda um valioso subsídio como fonte de informações para o planejamento anual ou em longo prazo. Como sugestão, o arquivo permanente deve conter:

 Cópia dos relatórios anteriores com as respectivas respostas dos clientes;

 Registro de reuniões com a alta administração;

 Registro de revisões pós-auditoria, com instruções para o próximo exame;

Comentário dos auditores sobre assuntos importantes, excluídos do programa de auditoria devido ao objetivo específico do exame;

 Diversos organogramas, contratos, fluxogramas, informações financeiras históricas, resumo de horas despendidas no exame, diretrizes, instruções, atas de reunião, entre outros.

  1. Os papéis de trabalho têm por finalidade:

 Apresentar registro dos exames realizados;

 Demonstrar os objetivos, o escopo e a metodologia, incluindo os critérios de amostragem utilizados;

 Evidenciar o trabalho realizado que embase as conclusões e os comentários significativos;

 Fornecer informações relevantes ao planejamento de futuras auditorias;

 Servir como evidência que fundamente o relatório emitido;

 Registrar a evidência de reexame da supervisão do trabalho realizado;

O auditor deve registrar nos papéis de trabalho a informação relativa ao planejamento da auditoria, a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos aplicados, os resultados obtidos e suas conclusões da evidência da auditoria.

Os papéis de trabalho devem incluir o juízo do auditor sobre todas as questões significativas, com a conclusão a que chegou. Nas áreas que envolvem questões de princípio ou de julgamento difícil, os papéis de trabalho devem registrar os fatos pertinentes que eram do conhecimento do auditor no momento em que chegou às suas conclusões.

  1. Técnicas de elaboração de papéis de trabalho

A seguir, apresentaremos algumas técnicas básicas a serem observadas pelos auditores, por ocasião da elaboração dos papéis de trabalho de auditoria:

 Os papéis de trabalho devem, sempre que possível, ser escriturados a lápis (preto), a fim de facilitar possíveis alterações durante a execução do serviço, principalmente em função de revisões feitas por auditores mais experientes;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44 Kb)   pdf (472.6 Kb)   docx (43.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com