TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel Da Criatividade E Inovação Nas Organizações

Trabalho Escolar: Papel Da Criatividade E Inovação Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O cenário mercadológico atual é marcado por rápidas mudanças, por consumidores exigentes e altamente mutáveis diante da inovação, a busca das empresas por maior qualidade em seus produtos e o ideal de estar à frente da concorrência torna o mercado extremamente competitivo.

Toda mudança trás consigo riscos e incertezas, mas que se torna necessário, pois a falta de eficiência pela falta de capacidade de inovação pode determinar o tempo de existência de uma organização, diante desta necessidade iremos analisar o papel da criatividade e da inovação para a competitividade da organização.

Justificativa

Com a “Era da Informação” iniciada em 1991 a criatividade e a inovação se tornaram fundamental na cultura organizacional, pois as mudanças passaram a ser rápidas criando um novo contexto de imprevisibilidades de mercado, onde as empresas passaram a viver o presente com o olho no futuro, visando sempre estar à frente da concorrência.

O processo de criatividade e inovação vem da busca e exploração de novas idéias, seja para agregar valor ao produto ou para criar algo que ainda não existe, para isso é necessário compreender o mercado, conhecer seus concorrentes, e assim criar alternativas estratégicas que sustentem a competitividade e gere lucro. Devido a tudo isso a criatividade e inovação se tornaram um dos bens mais preciosos de uma empresa e passaram a ser foco de organizações como Google, Apple, 3M e etc.

Desenvolvimento

As organizações enfrentam hoje um ambiente competitivo e novo, onde os consumidores e funcionários têm uma nova visão do mundo, sendo necessário se adaptar a este novo conceito, as empresas incapazes de se reinventarem constantemente estarão fadadas ao declínio e desaparecerão.

O processo de inovação deve acontecer acima de tudo em um ambiente organizacional estimulante, onde a criatividade possa fluir sem pressão ou repreensão, mas é necessário ter também estrutura e recursos apropriados, como também um bom gerenciamento que leve a equipe a criar vantagem competitiva para a empresa.

Empresas como a Google e 3M estimulam a criatividade de seus colaboradores permitindo que estes dediquem um tempo determinado do seu trabalho para projetos próprios, em um desses momentos o funcionário da 3M Richard Drew criou a fita crepe, como também a Google tem um leque de produtos vindos de projetos particulares, como o Orkut, Google Maps, Youtube e etc. Outro bom exemplo de inovação é a empresa Apple, Steve Jobs ao materializar muitas das suas idéias fez com quem uma empresa fundada em uma garagem se tornasse símbolo de inovação e uma das marcas mais conhecida mundialmente.

Mas o que as empresas esperam obter com a criatividade e inovação? As empresas esperam que esta seja aplicada em todos os setores para reduzir custos, aperfeiçoar processos, criar rotinas mais dinâmicas, gerar valor, criar produtos e etc. Se uma empresa conseguir se destacar pela inovação dos seus produtos ou serviços será vista com bons olhos pelo mercado consumidor, um exemplo é a Apple, talvez porque o seu mentor (Steve Jobs) tinha o seguinte preceito “A inovação distingue os líderes dos seguidores.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com