TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel do professor no processo de aprendizagem

Resenha: Papel do professor no processo de aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  Resenha  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, pretende-se abordar a importância da interação entre as disciplinas para o conhecimento, assim como a função do professor no processo ensino-aprendizagem.

Busca-se através desta PA para um futuro profissional capacitado ao ensino de qualidade. Busca-se ainda levar ao ser humano à construção do conhecimento após pesquisar, analisar, revisar o conteúdo estudado, assim como identificar possíveis soluções para os problemas que se apresentem.

A construção deste trabalho permitiu mostrar o quanto é importante a participação do aluno em sala de aula, quando ocorre relação, comparação e interação entre as disciplinas por ele cursadas, pois é na escola o local onde ocorre a prática social. E é por meio desta educação que nos tornamos responsáveis pela formação de uma sociedade mais justa, com cidadãos corretos, críticos e participantes.

Na elaboração desta, foram utilizados diversos recursos como: pesquisas em livros, sites educativos e aulas estudadas no decorrer do curso nas disciplinas de Metodologia do Ensino da Matemática, Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, Pesquisa e Prática Profissional e Estágio no Ensino Fundamental.

Pode-se encontrar os seguintes conteúdos trabalhados: História da Ciência, O papel do ensino da Matemática e de Ciências no Ensino Fundamental, o conceito de interdisciplinaridade e as possibilidade de trabalho com Ciências Naturais e Matemática.

CONCLUSÃO

Neste contexto, foi possível evidenciar que as ciências exatas e biológicas podem e devem ser trabalhadas de forma que leve o aluno a compreender sua importância e sua relação com o meio em que vive. Esta visão da realidade favorece a aprendizagem e o desenvolvimento acadêmico.

Outrossim, a questão da interdisciplinaridade também é relevante, pois aponta que a abordagem de um determinado tema pode ser feita unindo-se várias e diferentes disciplinas com o mesmo objetivo de favorecer o desenvolvimento do aluno.

Para finalizar, é possível ainda citar que o objetivo proposto no início deste foi cumprido, uma vez que foi possível adquirir novos e ampliar os conhecimentos já adquiridos anteriormente. Por outro lado, tem-se que afirmar que este trabalho não é concluso, mas quer servir de ponte e fundamento a realização de novos trabalhos que envolvam o mesmo tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com