TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO PROFESSOR COM A TECNOLOGIA ASSISTIVA E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIENCIA INTELECTUAL

Por:   •  26/4/2017  •  Artigo  •  5.143 Palavras (21 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 21

O PAPEL DO PROFESSOR COM A TECNOLOGIA ASSISTIVA E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIENCIA INTELECTUAL

 

Alexandra Gonçalves Gomes 

Especialista em Gestão Escolar: UNICENTRO. 2016.

E-mail: ag_coral1@yahoo.com.br

Educação, 7.08.00.00-6

Margareth de Fátima Maciel

Professor Orientador. Dra. em Educação. Departamento de Pedagogia.

UNICENTRO

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi identificar os principais medos e dificuldades que alguns professores vêm enfrentando diante da inclusão da tecnologia assistiva, com os alunos com deficiência intelectual. Assim sendo, por meio de uma palestra, procurou-se informar, orientar e esclarecer sobre as ferramentas e recursos que existem no computador para uso pedagógico. Ao final da palestra se mobilizou os novos aprendizes a se sentirem aptos a enfrentar sozinhos, o processo virtual que antes lhes parecia inatingível e assim conduzirem com tranqüilidades os alunos que estão na inclusão a se inserirem às tecnologias assistivas.

Palavras-chaves: Professores – Medos – Tecnologias – Aprendizagem

ABSTRACT

The objective of this study was to identify the main difficulties and fears that some teachers of the School Angelo Falavinha Dalpra in the city of Colombo / Paraná, is facing before the inclusion of especially the computer technology in the classroom. For it was applied a questionnaire to ascertain possible reasons that had teachers and so through a lecture sought to inform, guide and clarify the tools and resources that exist on the computer for educational use. At the end of the lecture mobilized new learners feel able to face alone , the virtual process that previously seemed to them unattainable.

Key words: Teachers - Fears - Technologies - Learning

1                    INTRODUÇÃO

                     Ao observarmos o impacto das tecnologias nas práticas escolares, não podemos ignorar o mundo no qual habitam professores e alunos interagindo e se adaptando de forma coerente a um modelo de ensino diferenciado.

                       No processo ensino-aprendizagem é importante que o professor esteja se atualizando por meio das mídias, especialmente o computador e, através dele estimular seus alunos trabalhando conteúdos, tornando-os críticos e pesquisadores, pois as ferramentas disponíveis no computador estão acessíveis e são de fácil compreensão em qualquer nível de ensino.

                       Ao ser inserido nas escolas de nosso município, o ambiente tecnológico intitulado “sala de informática”, todos os professores foram convidados a participar de capacitação, por duas semanas aos cuidados de uma empresa contratada. Aqueles que se destacassem ou desenvolvessem mais habilidade frente à esta proposta seriam convidados a assumir as aulas de informática, e seriam denominados de facilitadores de informática.

                        No decorrer da capacitação muitos professores ficaram desesperados, preocupados a ponto de se recusarem a comparecer a esse chamamento, e como não era obrigatório, muitos não fizeram o curso. O ano era 2004. Daquele momento até hoje ainda há o medo, a inquietude, as desconfianças e insegurança de muitos docentes.

                        Perguntamos: Quais os reais motivos de os professores evitarem o uso das tecnologias em sala de aula? Será relacionado a questões técnicas, pedagógicas, pessoais ou de formação?

                       Atualmente as avaliações periódicas de cada série na escola são obrigatoriamente lançadas pelo computador e, a maioria dos professores ao serem confrontados e perceberem que precisam usar esta ferramenta, procuram de todo jeito achar uma forma de pedir ajuda aos colegas que não têm dificuldades.

                     Mediante a demonstração desses “medos” surgiu o interesse de entender as maiores dificuldades e preocupações que estes professores encontram e, que, a cada dia, só aumentam e parecem não ter soluções visíveis de enfrentar e vencer essa etapa tão importante para os alunos, para a escola e enfim, para a própria vida social desses profissionais.

                      Conhecer melhor a situação do ambiente escolar na escola E.M.Ângelo Falavinha Dalprá no Município de Colombo e descobrir junto aos professores, a causa dos medos de introduzir o uso do computador em seu meio social e escolar, demonstrando possibilidades de incorporar tal recurso de forma mais adequada no cotidiano escolar, constituiu o principal objetivo deste estudo.

                        Para isso formulamos e aplicamos um questionário com 17 questões fechadas para um número de 23 professores, cujo critério já foi abordado anteriormente - o medo e/ou resistência no uso do computador. Realizamos posteriormente uma palestra com orientações sobre o processo de uso e seus benefícios para o aluno e sua aprendizagem.

2                    REFERENCIAL TEÓRICO

Com o avanço das tecnologias e sua inserção no processo de ensino e aprendizagem, fica evidente a importância do papel do professor como articulador e facilitador da aprendizagem. Bueno (1999), referindo-se ao papel desempenhado por esse profissional no contexto da tecnologia, diz que:

(...) é por suas mãos, seu pensamento, seu saber científico, suas ações, envolto num ambiente de trabalho, num processo produtivo de pensar, agir, fazer, relacionar-se com os demais e avaliar, que se constroem máquinas ou mesmo se inaugura uma nova corrente de pensamento, um novo paradigma. (BUENO, 1999, p.86).

                     O professor desempenha um papel fundamental na aplicação pedagógica da tecnologia uma vez que esta possui recursos mais sofisticados e mais nocivos que qualquer outro ao conhecimento, comportamento e atitudes dos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (921.6 Kb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com