TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do professor na aprendizagem

Por:   •  25/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

  1. O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DO ALUNO

Neste estudo procura-se aprofundar os conhecimentos nos fundamentos dos processos educativos, para isso faz-se necessário nos reportarmos de imediato ao papel que a escola vem exercendo nas sociedades contemporâneas, por que a ela vem sendo atribuída, cada vez mais a tarefa de realizar junto às novas gerações os ideais educacionais propostos pela sociedade como um todo. e juntamente com a escola vem a figura no professor e sua importância no processo ensino – aprendizado.

Primeiramente começaremos pelo conceito de escola, Freitas (2009) afirma que: A escola é espaço de construção, sistematização, apropriação e socialização do conhecimento. Ao mesmo tempo pela pluralidade de idéias, valores e as múltiplas formas d e expressar, os mesmo tornam-se também espaço de conflitos, oposições.

Araujo, Nascimento e Silva (2009, pág. 127) reforçam ainda mais esse conceito onde considera a escola “uma organização formal, composta por indivíduos que estão juntos para atingir objetivos específicos”

De acordo com esses autores ainda, a escola está estruturada de acordo com normas, lei e regulamentos, e visa o desenvolvimento das potencialidades humanas, formarem cidadãos participativos na sociedade em que vivem.

Com o advento da Revolução Francesa e com o desenvolvimento da industrialização na Europa, o ideário liberal que estava no bolo desses conhecimentos inspirou o aparecimento de uma escola segundo o ideais democráticos, estava acessíveis a todos, independentemente do grupo social, credo religioso ou político a que pertencessem, ou de privilégios sociais ou econômicos que possuíssem, e a serviço do individuo, do homem liberado e pleno, assim de acordo com Fischmann et al. (1987,p.38) a escola liberal assumiu “A função de equalizadora de oportunidades,a educação é um direito de todos e um dever do Estado,

Fischemann (1987) ainda cita em sua obra, que a pedagogia liberal marca o desenvolvimento das escolas do século passado e que ainda influencia a prática escolar no Brasil, onde a escola tinha como função a preparação individuo para desempenhar papeis sociais, tendo em vista sua aptidão individual e seus interesses que na verdade que era adaptar o individuo a normas e valores vigentes numa sociedade de classe.

Na escola contemporânea as funções sociais da escola vêm com ideais mais fortes, onde o ensino está voltado a desvendar e a compreender as relações sociais opressivas que permeiam a sociedade, tendo em vista a construção de um projeto social de transformação.

Para Paro (2007,p.52) a função social da escola está em formar cidadão em dupla dimensão: individual e social.

Baseado nessas dimensões Freitas (2009) afirma que a função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo, e o compromisso social é de ir além da simples transmissão do conhecimento sistematizado, preocupando-se em dotar o aluno da capacidade de buscar informações segundo as exigências de seu campo profissional ou de acordo com as necessidades de desenvolvimento individual e social.

Um aspecto importante a ser considerado no que se refere à formação da cidadania diz respeito à formação de determinados valores, atitudes e compromissos indispensáveis à vivência numa sociedade democrática, tais como solidariedade, cooperação, responsabilidade, respeito às diferenças culturais, étnicas e de sexo, repúdio a qualquer forma de discriminação e preconceito. É função social de a escola propiciar a formação destes valores. Entretanto, valores não podem ser ensinados, mas devem ser vivenciados. É preciso que a escola e o próprio professor dêem testemunho daqueles valores que direcionam sua ação, fazendo da escola um ambiente de vivência de valores democráticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com