TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para que serve o balanço patrimonial?

Tese: Para que serve o balanço patrimonial?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Tese  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

Nome: Jaciara Elisa Maliseski

RA: 6248217077

1- Para que serve o balanço patrimonial?

2- O que significa em contabilidade a expressão “ passivo a descoberto’’?

3- Como é feita a escrituração contábil de uma entidade?

4- Quando se usa a expressão “ circulante’’ e “ não circulante”?

Respostas:

1- O balanço patrimonial permite acompanhar todo o fluxo e a movimentação de dinheiro, bens, direitos e obrigações dentro da empresa. O balanço patrimonial permite traçar comparativos com anos anteriores, é um mecanismo de controle, onde o ativo total deve ser igual ao passivo total, demonstra tudo o que saiu, de fato entrou na empresa e vice - versa, sendo que algumas coisas permanece nela, como o ativo permanente.

2- Significa que quando o valor da soma de bens e direitos não cobre, ou supere o valor da soma das obrigações contraídas, ou seja, o passivo é maior que o ativo.

3- A escrituração contábil é composta pelo registro de fatos administrativos que alteram de forma qualitativa ou quantitativa o patrimônio e estes registros devem ser expostos através de demonstrações contábeis: Observe-se que o objetivo da contabilidade é o patrimônio, que é o conjunto de bens, direitos e obrigações, as variações desses itens e sua mensuração. Controlar o patrimônio não pode ser considerado um luxo, mas uma necessidade. Há ainda aspectos cíveis, comerciais e tributários, pois a escrituração regular comprova em juízo fatos cujas provas dependam de perícia contábil. Detalhe importante é que não deve se confundir a escrituração contábil com simples registros de livros específicos (como, por exemplo, o livro caixa). A contabilidade, como ciência, utiliza-se de informações advindas de todos os setores da empresa, e não só da tesouraria. Entre os setores que geram informações relevantes, poderíamos destacar o faturamento, a produção (geradora de custos), a administração de recursos humanos (folha de pagamento e encargos), o fiscal (apuração de impostos) e o financeiro (contas a pagar e a receber). A contabilidade deve escriturar toda a movimentação financeira, inclusive bancária, contendo a movimentação das contas: caixa, bancos conta corrente, bancos conta aplicações, numerários em trânsito, entre outras. O livro que contém o movimento dessas contas é o Livro Razão. No Livro Diário, registram-se (como o próprio nome esclarece), todas as movimentações diárias relativas ao faturamento, recebimentos, pagamentos, aplicações e transações bancárias e outros fatos contábeis.

4- Usa-se quando você classifica:

Ativo circulante as contas com maior liquidez... ou seja, aquelas que, caso você precise, são rapidamente transformadas em dinheiro vivo a curto prazo (exemplo: caixa, bancos, títulos a receber...)

Ativos não circulante são aquele de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com