TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para visitar Poultry relatório Luna da empresa: A importância do agronegócio para crescer cidade Arapiraca e região

Tese: Para visitar Poultry relatório Luna da empresa: A importância do agronegócio para crescer cidade Arapiraca e região. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  Tese  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – CAMPUS ARAPIRACA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Alaíde Thayse de Oliveira Barros

Aparecida Oliveira do Amaral

Benedito Braz da Silva Neto

Dislane Maria da Silva

Leandro de Araújo Ferreira

Relatório de Visita a Empresa Luna Avícola: A importância do Agronegócio para o crescimento da cidade de Arapiraca e Região

Arapiraca-AL

2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – CAMPUS ARAPIRACA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Alaíde Thayse de Oliveira Barros

Aparecida Oliveira do Amaral

Benedito Braz da Silva Neto

Dislane Maria da Silva

Leandro de Araújo Ferreira

Relatório de Visita a Empresa Luna Avícola: A importância do Agronegócio para o crescimento da cidade de Arapiraca e Região

Relatório de Visita Técnica apresentado na disciplina de Administração de Agronegócios, ministrada pelo professor Cícero Adriano no Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca.

Arapiraca-AL

2013

1. INTRODUÇÃO:

O presente Relatório visa apresentar os resultados obtidos com a Visita Técnica realizada na Empresa Luna Avícola no dia 10 de Outubro de 2013, no período compreendido entre as 14h30min às 16h00min. Na ocasião da visita a equipe foi recepcionada pelo senhor Gilvan que ocupa o cargo de Gerente de Produção na referida empresa. Na oportunidade da visita a equipe foi conduzida ao Departamento de Operacional onde foi realizada a entrevista com o gestor, o qual passou a responder as perguntas constantes no questionário formulado pela equipe.

Os tópicos abordados ao longo da entrevista giraram em torno do histórico da empresa, o seguimento que a mesma ocupa, os produtos que são produzidos, como funciona o processo produtivo e a importância da empresa para o desenvolvimento local da cidade de Arapiraca e Região.

A Luna Avícola é uma empresa do ramo de aves, ovos e rações animais, com predominância para produtos derivados de aves, possui como atividade principal o comércio atacadista de frangos.

A empresa conta com a vantagem de estar localizada em uma posição estratégica do estado de Alagoas, já que a cidade de Arapiraca encontra-se situada em um ponto central do estado, o que facilita o trabalho da empresa de escoar os produtos para os demais municípios:

A empresa conta atualmente com aproximadamente 70 funcionários, apenas na fábrica de rações, que atuam tanto internamente quanto externamente à empresa executando atividades administrativas e de distribuição dos produtos.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 O conceito de Agronegócios

O termo agronegócios foi utilizado pela primeira vez por Davis e Goldemberg em 1957. Ao longo do tempo a sociedade vem observando a importância deste segmento de negócios para o desenvolvimento das comunidades locais e para o Brasil como um todo.

De acordo com Goldemberg (1968) agronegócio concentra uma série de atores que estão envolvidos no na produção, armazenagem e distribuição dos produtos, para o autor este o agronegócio:

(...) considera todos os participantes envolvidos na produção, processamento e distribuição de um dado produto agropecuário. Sistemas assim incluem insumos agropecuários, produtores rurais, operações de estocagem, processadores, atacadistas e varejistas envolvidos no fluxo de uma mercadoria, da produção inicial de insumos ao consumidor final. Também incluem todas as instituições que afetam e coordenam os estágios sucessivos deste fluxo de mercadoria.

2.2 Os segmentos do Agronegócio

De acordo com Araújo (2005) os seguimentos de agronegócios estão divididos em: “antes, dentro e depois da porteira”. Conforme é evidenciado pelo autor: “O segmento antes da porteira é representado por fornecedores e prestadores de serviços que oferecem suporte de produtos e serviços necessários ao produtor rural em seus empreendimentos agropecuários.” (ARAÚJO, 2005). A figura abaixo mostra esquematicamente um sistema de produção agroindustrial:

Figura 2: Esquematização de um Sistema Agroindustrial

Fonte: Adaptado de Shelman, 1991 apudAraújo 2005.

Para Araújo (2005): “segmento dentro da porteira é a produção agropecuária, propriamente dita. O agronegócio dentro da porteira esta presente em todas as propriedades (pequenas, médias e grandes)”.

Araújo refere-se ao seguimento após a porteira no seguintes termos: "Este segmento é constituído basicamente pelas etapas de processamento e distribuição dos produtos agropecuários ate atingir os consumidores" (ARAÚJO, 2005). Ou seja o seguimento após a porteira está relacionado ao trabalho das indústrias.

2.3 A importância do Agronegócio para a economia

Segundo Araújo (2005) o agronegócio possui oito funções básicas sendo elas: “suprimento à produção agropecuária, produção agropecuária propriamente dita, transformação, acondicionamento, armazenamento, distribuição, consumo e serviços complementares como:publicidade, bolsas de mercadorias e etc)”.

De acordo com dados publicados pelo CEPEA – Centro de Estudos Avançados em Economia aplicada – no relatório de Julho de 2013 o segmento de agronegócios está passando por um processo de expansão e fechou o primeiro semestre de 2013 em alta:

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com