TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento De Efluentes

Trabalho Universitário: Tratamento De Efluentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 6

Tratamento de efluentes 

O que são efluentes?

Efluentes são os resíduos gerados por indústrias de qualquer natureza nos seus processos de fabricação e ou transformação de matérias ou matérias primas.

O tratamento desses efluentes é obrigatório pelas leis ambientais e tem por finalidade evitar o seu descarte toxico na natureza assim como reciclar a agua utilizada e proporcionar a sua reutilização no próprio processo livrando-a dos resíduos tóxicos que tem uma destinação especifica. Atualmente uma indústria que gera muitos resíduos, tenta se associar a empresas que façam uso desses resíduos e faz disso um produto a mais na sua plataforma comercial vendendo a essa outra empresa o que seria um problema que geraria custa acaba se transformando em mais uma fonte de lucro.

Tipos de tratamentos

Tratamento Físico-Químico

É capaz de fazer o tratamento de efluente industrial, como água contaminada com óleos diversos, metais pesados, soluções ácidas e alcalinas, entre outros. O tratamento físico-químico faz remoção de contaminantes através da separação de fases sólidas e líquidas.

Entre os métodos de tratamento utilizados estão: a precipitação química, a quebra ácida, a oxidação e a redução. Cada batelada recebe um tratamento específico determinado mediante análises em laboratório que simulam as reações e buscam encontrar o método de maior eficiência no tratamento com o menor consumo de insumos.

Tratamento Biológico

Tratamento biológico serve para efluentes como: caixa de gordura, fossa séptica, chorume de aterro classe 2 e efluentes industriais biodegradáveis.

O tratamento biológico dos efluentes é realizado por meio de bactérias e outros microrganismos que consomem a matéria orgânica poluente através do processo respiratório. O processo ocorre nas lagoas de aeração que são equipadas com dezenas de milhares de difusores de ar que fornecem o oxigênio necessário. Em seguida, o efluente é encaminhado para as lagoas de decantação, onde o material sólido, flocos biológicos, se decantam formando o lodo de esgoto.

Etapas de um tratamento de efluentes

TRATAMENTO PRELIMINAR

Constituído unicamente por processos físicos. Nesta etapa, é feita a remoção dos materiais em suspensão, através da utilização de grelhas e de crivos grossos (gradeamento), e a separação da água residual das areias a partir da utilização de canais de areia (desarenação).

Gradeamento

Etapa na qual ocorre a remoção de sólidos grosseiros, onde o material de dimensões maiores do que o espaçamento entre as barras é retido. Há grades grosseiras (espaços de 5,0 a 10,0 cm), grades médias (espaços entre 2,0 a 4,0 cm) e grades finas (entre 1,0 e 2,0 cm) que têm pôr objetivo reter o material sólido grosseiro em suspensão no efluente. As principais finalidades do gradeamento são: proteção dos dispositivos de transporte dos efluentes (bombas e tubulações); proteção das unidades de tratamento subseqüentes e proteção dos corpos receptores.

Desarenação

Etapa na qual ocorre a remoção da areia por sedimentação. Este mecanismo ocorre da seguinte maneira: os grãos de areia, devido às suas maiores dimensões e densidade, vão para o fundo do tanque, enquanto a matéria orgânica, de sedimentação bem mais lenta, permanece em suspensão, seguindo para as unidades seguintes.

As finalidades básicas da remoção de areia são: evitar abrasão nos equipamentos e tubulações; eliminar ou reduzir a possibilidade de obstrução em tubulações, tanques, orifícios, sifões, e facilitar o transporte do líquido, principalmente a transferência de lodo, em suas diversas fases.

TRATAMENTO PRIMÁRIO

O tratamento primário é constituído unicamente por processos físico-químicos. Nesta etapa procede-se a equalização e neutralização da carga do efluente a partir de um tanque de equalização e adição de produtos químicos. Seguidamente, ocorre a separação de partículas líquidas ou sólidas através de processos de floculação e sedimentação, utilizando floculadores e decantador (sedimentador) primário.

Floculação

O processo de coagulação, ou floculação, consiste na adição de produtos químicos que promovem a aglutinação e o agrupamento das partículas a serem removidas, tornando o peso especifico das mesmas maior que o da água, facilitando a decantação.

TRATAMENTO SECUNDÁRIO

Etapa na qual ocorre a remoção da matéria orgânica, por meio de reações bioquímicas. Os processos podem ser Aeróbicos ou Anaeróbicos.

Os processos Aeróbios simulam o processo natural de decomposição, com eficiência no tratamento de partículas finas em suspensão. O oxigênio é obtido por aeração mecânica (agitação) ou por insuflação de ar. Já os Anaeróbios consistem na estabilização de resíduos feita pela ação de microrganismos, na ausência de ar ou oxigênio elementar. O tratamento pode ser referido como fermentação mecânica.

Tanque de Aeração

Tanque no qual a remoção da matéria orgânica é efetuada por reações bioquímicas, realizadas por microrganismos aeróbios (bactérias, protozoários, fungos etc.). A base de todo o processo biológico é o contato efetivo entre esses organismos e o material orgânico contido nos efluentes, de tal forma que esse possa ser utilizado como alimento pelos microrganismos. Os microrganismos convertem a matéria orgânica em gás carbônico, água e material celular (crescimento e reprodução dos microrganismos).

Decantação Secundária e Retorno do Lodo

Etapa em que ocorre a clarificação do efluente e o retorno do lodo.

Os decantadores secundários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com