TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Paredes de Concreto

Por:   •  27/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.524 Palavras (11 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 11

SAMARA CORDEIRO DA COSTA

PAREDES DE CONCRETO

Caruaru

2011.

Samara Cordeiro da Costa

PAREDES DE CONCRETO

Atividade solicitada pela professora Fernanda Wanderley, com pré-requisito avaliativo na disciplina de Materiais de Construção Civil II referente ao período letivo 2011.1.

Caruaru

2011.

SUMÁRIO

1.0 APRESENTAÇÃO

2.0 CARACTERISTICAS TECNICAS

3.0 MATERIAIS E COMPONENTES DAS PARDES DE CONCRETO

4.0 EXECUÇÃO DE CASA COM PAREDES DE CONCRETO

5.0 FERRAMENTAS NECESSÁRIA PARA EXUÇÃO

5.1 FERRAMENTAS

5.2 EQUIPAMENTOS

6.0 CONTROLE DE QUALIDADE

7.0  AVALIAÇÃO TÉCNICA

7.1 DESEMPENHO ESTRUTURAL

7.2 DESEMPENHO TÉRMICO

7.3 DESEMPENHO ACÚSTICO

7.4 ESTANQUEIDADE Á ÁGUA

7.5 SEGURANÇA AO FOGO

8.0 DURABILIDADE E MANUTINIBILIDADE

9.0 ANEXOS

BIBLIOGRAFIA

  1. APRESENTAÇÃO

Este relatório foi solicitado pela Professora Fernanda Araujo, mestre da disciplina de Materiais de Construção Civil do curso de Engenharia Civil. Com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos.

No desenvolver deste relatório serão apresentadas as metodologias utilizadas para a realização destes ensaios e os resultados obtidos, feitos todos sob a norma especificada.

2.0 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

O sistema consiste na moldagem de paredes e lajes maciças de concreto armada com telas metálicas centralizadas. A estrutura é dimensionada para cada projeto especifico de arquitetura do edifício. O processo de produção permite o controle geométrico das peças e a obtenção de superfícies aptas a receberem o acabamento. A espessura das paredes e das lajes é de 10(dez) centímetros. Em que todas são armadas com telas de aço eletrossoldadas de malha quadrada de cem (100) milímetros e fios com diâmetro à 4,2 milímetros. A resistência característica à compressão do concreto, aos 28 dias, é de 25 MPa é a resistência mínina do concreto na desenforma, a 15 horas, é de 1,8 MPa. A consistência especificada para o concreto é de 22+- 2centimetros(slump test). A fundação é definida considerando cada local de implantação das unidades habitacionais. A cobertura é formada por estruturas de madeira com telhado em telhas de fibrocimento com seis (6) milímetros de espessura.

As armaduras de ligação de cada painel são soldadas ás armaduras de ligação dos painéis adjacentes. É aplicada argamassa colante na borda lateral dos painéis, e o rebaixo entre os painéis é grauteado. O acabamento das juntas é feito com fundo de junta e selante flexível tipo poliuretano.

Sobre os painéis estruturais de parede são apoiadas pré-lajes de aproximadamente quatro (4) centímetros que, posteriormente, são complementadas no local, com capa de concreto de aproximadamente seis (6) centímetros de espessura. As instalações elétricas são embutidas nos painéis de parede. As instalações hidráulicas, tanto de água quanto de esgoto, são posicionadas em paredes hidráulicas, shafts ou complementas de parede, sempre externos aos painéis estruturais pré-moldados de concreto.                        

  1. MATERIAIS E COMPANENTES DAS PARDES DE CONCRETO

As formas são constituídas por chapas de madeira compensada e plastificada, reforçadas ou estruturadas com perfis de aço fixados por meio de parafusos passantes nos fusos que definem o distanciamento entre as faces das formas. No revestimento é aplicada placas internas de área molháveis aplicadas com argamassa colante sobre o concreto. Nas paredes teto de áreas secas é aplicada camada de revestimento calfinado ou de gesso e pintura. O revestimento de piso é em placas cerâmicas nas áreas molháveis, sendo que nas áreas secas são aplicadas placas cerâmicas ou acabamento em cimentado liso. As paredes externas são revestidas com textura de cores claras.

  1. EXECUÇÃO DE CASAS COM PAREDE DE CONCRETO

A execução da fundação, baldrames e primeira laje são feitas de acordo com o projeto estrutural, deixando o perímetro da laje de oito (8) centímetros maior do que especificado em projeto para colocação da face externa das formas. A laje do térreo e marcação do posicionamento das formas a partir do eixo central da parede, são considerados treze centímetro para cada lado, totalizando a distancia de vinte e seis centímetros, correspondendo aos dez centímetros de espessura da parede e mais oito centímetros de cada lado para a colocação das faces das formas internas e externas.

O alinhamento dos arranques é feita a cada cinqüenta centímetro, utilizando aço CA-60, ǿ 5 mm, e colocação da tela considerando a altura da parede e da laje conforme projeto estrutural. A aplicação do desmoldante é feita à base de óleo mineral, nas faces internas das formas.  A execução do travamento interno das peças, a colocação dos eletrodos, das caixas elétricas, das tubulações hidrossanitárias e o posicionamento das mangueiras para passagem de parafusos de travamento são feitas de acordo com o do projeto. As tubulações acima de 40 mm de diâmetro são colocadas, posteriormente, em shafts executados em alvenaria, com a inserção de telas metálicas nos encontros entre os shafts e as paredes de concreto.

Os espaçadores plásticos nas telas são colocados a cada 50 cm, tanto na horizontal quanto vertical, de forma a possibilitar o cobrimento de concreto. Antes do fechamento das fôrmas, são colocados os gabaritos de portas e janelas. Para garantir o vão previsto em projeto.

 A concretagem das paredes é feita com auxílio de caçambas transportadas por gruas. O concreto especificado não necessita de adensamento mecânico, exceto em locais bem específicos. E é dosado e misturado na obra, em betoneiras. A desenforma é realizado no mínimo após quinze horas da concretagem, depois de ser verificado o resultado da resistência á compressão do concreto. O preenchimento dos furos nas paredes, resultantes da passagem dos fusos para travamento das formas, é feito com a inserção de argamassa de cimento e areia media em um traço de 1:3, antes do acabamento final dessas paredes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (571.5 Kb)   docx (440.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com