TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa sobre Paredes de Concreto

Seminário: Pesquisa sobre Paredes de Concreto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Seminário  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 5

Pesquisa sobre Paredes de Concreto

Paredes de concreto: construtoras adotam tecnologia para executar moradias populares em curto prazo

O sistema construtivo de paredes de concreto moldadas in loco é uma eficiente alternativa para a execução de unidades habitacionais, pois se trata de um processo rápido para construções em larga escala e que necessitam de prazos curtos.

“O sistema de paredes de concreto é industrial e racional. Dentre as vantagens, estão à redução do custo final e do prazo de conclusão. Há também uma diminuição de 70% na utilização de mão de obra”, afirma o gerente regional da ABCP Norte Nordeste, Eduardo Moraes. Segundo o engenheiro, em apenas um dia pode ser feita a concretagem de até duas unidades habitacionais.

Outro benefício é que, no processo de concretagem das paredes já estão incluídos os espaços para janelas, portas, instalações hidráulicas e elétricas. “Isso reduz não só o tempo de execução da obra, mas também o seu custo. Outras vantagens são a eliminação de entulhos e a redução de desperdícios”, explica Eduardo.

Paredes de Concreto ganha segunda Coletânea de Ativos

Por muitos anos, a industrialização da construção civil ficou restrita a plantas de fábricas e a alguns grandes empreendimentos comerciais. A produção em grande escala com qualidade não era uma demanda da área habitacional, cujo consumidor sofria com a falta de financiamento e de opções adequadas e acessíveis. Mas o mercado imobiliário brasileiro mudou radicalmente nos últimos anos com a oferta de crédito, a ponto de termos hoje uma nova nomenclatura para classificar os empreendimentos imobiliários. Seguindo essa realidade, surgiram também empresas estruturadas para abastecer essa nova e crescente demanda.

Assim como as empresas, temos hoje sistemas construtivos que exibem segurança, agilidade, velocidade de construção, qualidade e economia. E temos também literatura e referências técnicas – caso da Coletânea de Ativos – Edição 2008 / 2009 do sistema Parede de Concreto.

Coletânea

A segunda edição da Coletânea de Ativos – Parede de Concreto começou a ser produzida em 2009. Nela, foram incluídas novas e importantes visões – como a coordenação modular do sistema, seu alinhamento com a segurança do trabalho, por meio do atendimento da NR 18, a revisão das propostas de normas, incluindo agora orientações para edifícios altos (acima de 5 pavimentos), ferramenta para a rastreabilidade da execução das obras – aspecto fundamental para registrar o processo e melhorá-lo – e, finalmente, diretrizes para orientar empreendedores interessados em adotar a Parede de Concreto em projetos financiados pela CAIXA. A coletânea é fruto do trabalho de vários profissionais e entidades, liderados pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Associação Brasileira de Serviços de Concretagem (ABESC) e Instituto Brasileiro de Telas Soldadas (IBTS), que desenvolvem ações que auxiliam o mercado a melhor entender e usar o sistema Parede de Concreto desde 2007.

Ao completar três anos de trabalho, o sistema Parede de Concreto revela-se uma opção técnica e econômica muito apropriada para atender ao mercado imobiliário brasileiro.

ABCP, Abesc e IBTS lançam Ativos em Paredes de Concreto

Publicação traz informações sobre projeto, execução, normas, materiais e serviços essenciais para a boa prática de paredes de concreto

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Concretagem (Abesc) e o Instituto Brasileiro de Telas Soldadas (IBTS) lançaram a primeira coletânea brasileira de Ativos em Paredes de Concreto durante o 80º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), evento realizado entre 22 a 24 de outubro de 2008, em São Luís, no Maranhão.

O trabalho traz informações sobre projeto, execução, normas, materiais e serviços essenciais para a boa prática do sistema construtivo que emprega o sistema de paredes de concreto, muito utilizado em países como Chile, Colômbia e México e que começa a ser amplamente adotado no Brasil, por apresentar vantagens em termos de prazos, custos e qualidade. A coletânea é fruto de mais de um ano de atividades e reuniões do Grupo Paredes de Concreto. O Grupo de Parede de Concreto é formado por 14 construtoras brasileiras e é liderado pela ABCP, Abesc e IBTS.

Sobre o sistema

Parede de concreto é um sistema de edificação que, em função da velocidade de execução e otimização de mão-de-obra, tem sido a primeira escolha das empresas que ingressaram no mercado econômico de habitação. Nesse sistema, as paredes são moldadas in loco com o uso de fôrmas moduladas.

Vantagens das paredes de concreto

• Rapidez de execução

• Utiliza pouca mão-de-obra

• Custos globais mais baixos

• Ótimo desempenho

• Não gera entulho

• Sistema industrializado

• Produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com