TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passo 2- Economia

Trabalho Universitário: Passo 2- Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

2. Capítulo 2

Torna-se imprescindível conceituar e classificar os custos porque estes são diferentes de acordo com as finalidades gerenciais. Leone (2000, p. 55) afirma que “existem vários tipos de custos, tantos quantas forem às necessidades gerenciais [...].” O autor afirma que isto explica a premissa de que “existem custos diferentes para atender finalidades diferentes”. Para que haja comunicação da informação entre pessoas, é necessário que elas tenham em mente conceitos que possuam um mesmo significado.

Partindo do princípio de que “com o significativo aumento de competitividade que vem ocorrendo na maioria dos mercados, sejam industriais, comerciais ou de serviços, os custos tornam-se altamente relevantes quando da tomada de decisões em uma empresa.” (MARTINS, 2003, p. 22)

O estudo das informações de custos relevantes para a tomada de decisão foi motivado pelo desejo de conhecer a real aplicação dessas informações como instrumento de ação administrativa pelas empresas, visto que muitas delas, pressionadas pelos usuários externos e pela legislação pertinente, na ânsia de atendê-los, muitas vezes, não produzem as informações de custos necessárias para a gerência.

Para produção do etanol existem várias etapas a serem seguidas. Em primeiro lugar destaca-se o preparo do solo para o plantio da cana-de-açúcar: adubação, em seguida é necessário alguns incrementos agrícolas, como arados, tratores, caminhões para o transporte de mudas e para o transporte de cana para moenda e para extração da garapa (matéria prima para fabricação do etanol). Para que a produção do etanol seja concluída também é preciso alguns outros produtos como:

• Caldo de cana: Alimento para o fermento processar (mosto) e transformar em etanol;

• Melaço: Alimento para o fermento processar (mosto) e transformar em etanol;

• Antiespumante: Reduzir a espuma produzida durante a fermentação;

• Dispersante: Evitar a formação de espuma;

• Nutriente: Melhorar a reprodução do fermento;

• Antibiótico: Combater os outros micro-organismos que afetam o desempenho da levedura, tais como fungos e bactérias;

• Ácido Sulfúrico: Tratamento da levedura para combater os outros micro-organismos que afetam o desempenho da levedura, tais como fungos e bactérias;

• Soda Cáustica: Correção do pH do produto final, álcool hidratado;

• Antiencrustante: Evitar a impregnação de sujeira nas paredes da coluna de destilação;

• Levedura Petra: Levedura que realiza a fermentação do açúcar transformando-o em álcool.

Em resumo, a cadeia produtiva sucroalcooleira pode ser visualizada como um conjunto de atividades articuladas em três blocos: a cadeia principal, na qual se dá o processo de produção dos diversos produtos da cana-de-açúcar (açúcar, álcool, cachaça, rapadura, mel de engenho) e seus subprodutos; a cadeia a montante, responsável pela oferta de insumos e matérias-primas, máquinas e equipamentos para a cadeia principal; e a cadeia a jusante, que utiliza os produtos e subprodutos da cadeia principal. A interação lógica de funcionamento da cadeia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com