TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passo-a-passo ISO

Ensaios: Passo-a-passo ISO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2013  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 3

Para iniciar um processo de certificação e/ou elaboração de um sistema de gestão da qualidade (SGQ) a empresa deverá inicialmente decidir qual tipo de norma se encaixa no seguimento de sua empresa.

A decisão de certificar a empresa deve ser tomada pela alta-direção (administração da empresa), e ser difundida para todas as áreas da empresa, informando quais serão os passos para almejada certificação, as etapas a serem seguidas e as dificuldades encontradas, bem como os impactos desta certificação frente aos ajustes dos processos e o monitoramento dos mesmos, os quais devem ser dirigidos sempre para a satisfação do cliente. Já nesta etapa a alta direção deverá eleger o Representante da Direção (RD), bem como a equipe de implementação com seus respectivos gestores de área.

Implantação na empresa: Com as normas em mãos, é preciso implantar um sistema de gestão que atenda aos seus requisitos. As regras para a certificação indicam o que é preciso fazer na organização, não a maneira de pôr em prática.

A série ISO 9000 é um conjunto de normas estabelecidas que formam um modelo de gestão da qualidade para organizações que tem o intuito de certificar seus sistemas de gestão da qualidade através de organismos de certificação.

Na próxima etapa é necessário definir os processos relacionados e suas interações, de acordo com o escopo definido pela alta direção, nesta etapa serão abordados: Sistemática de implementação, Responsáveis pela implementação, Estrutura da Documentação. É necessário definir a política e os objetivos da qualidade.

Na próxima etapa são iniciadas as reuniões de estruturação e implementação do SGQ com os envolvidos diretos dos processos, o RD e os respectivos Gestores de Área.

Deverão ser abordados itens de suma importância para a implantação formal do SGQ, sendo estes elaborados através de procedimentos operacionais, processos produtivos, fluxogramas ou ferramentas apropriadas para cada propósito. Dentre as ações que deverão ser desenvolvidas estão: Desenvolver instruções e procedimentos eficazes do sistema de qualidade de acordo com as exigências das leis e normas; Organograma; Responsabilidade e Autoridade; Recurso Financeiro e Pessoal; Auditoria da Qualidade; Controle de documentos e registros; Controle de compras; Identificação e rastreabilidade; Controles de processos e produção; Gestão de equipamentos; Não – conformidades; Ações corretivas e preventivas; Manuseio, armazenamento, distribuição e instalação; Assistência técnica; Técnicas estatísticas de análise e monitoramento; Manual da Qualidade; Treinamento dos Auditores internos.

O próximo passo é selecionar o organismo de certificação. A empresa com o deverá contratar um organismos de certificação o qual irá avaliar o SGQ da empresa.

A escolha da empresa é uma etapa importante da certificação, pois devem levar em consideração a experiência dos auditores da empresa certificadora no seguimento da empresa, custo e localização geográfica.

Após decidir qual será a empresa certificadora, deverá ser seguido o processo de candidatura, o qual solicita várias informações a empresa, bem como alguns documentos do SGQ elaborados, como o escopo da empresa, o manual da qualidade, o responsável pela empresa e pelo SGQ.

O ultimo passo é a auditoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com