TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologia Da Haste

Exames: Patologia Da Haste. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  3.129 Visualizações

Página 1 de 4

Patologia da haste capilar

Patologia da haste são alterações que modificam a forma da haste, alterando as suas aparências normais (forma e estrutura).

Os primeiros danos a serem percebidos nos cabelos são o ressecamento, a falta de brilho e a penteabilidade. Diversos fatores irão influenciar nesse processo patológico, sendo eles físicos, químicos, até mesmo nutricionais.

É isso que faremos neste instante, falaremos das patologias relacionadas a estes efeitos.

Começaremos pela:

Tricoptilose

O que é?

Tricoptilose é uma fissura longitudinal no fio do cabelo, geralmente surge na ponta por isso recebeu o nome de "pontas duplas", embora possa ser encontrada no meio da haste é um problema comum em cabelos longos. Damos esta denominação a todos os cabelos que tenham perdido sua forma cilíndrica, rachando e quebrando ou fiapos parecidos com as cerdas de um pincel, temos a tricoptilose central (ponta dupla) e tricoptilose por tricorrexe (ponta esfiapada).

Causas?

Pode ser causada por agressão química ou mecânica, aos efeitos cumulativos do trauma químico e físico, Tricorrexe nodosa e tricoclasia muitas vezes estão presentes na mesma paciente sem causa aparente, e:

* Uso inadequado de produtos químicos, como tintas e produtos para alisar os cabelos;

* Falta de corte nos cabelos, pois o ideal é cortar a cada 3 meses;

* Falta de hidratação capilar;

* Uso excessivo de secador e prancha de forma descuidada;

* Má alimentação/falta de nutrientes.

Tratamento?

Os tratamentos recomendados para cada caso devem ser escolhidos após o exame dos fios por um profissional competente que irá avaliar os danos e suas possíveis causas para só então indicar o tratamento adequado, sempre levando em conta as condições normais do couro cabeludo e a haste.

* Cortar as pontas dos cabelos, eliminar cerca de 3 a 5 centímetros de comprimento;

* Hidratar semanalmente;

* Utilizar um reparador de pontas diariamente;

* Evitar produtos químicos, secador e prancha

Como evitar?

Para evitarmos a Tricoptilose é preciso realizar alguns procedimentos e torna-los hábitos, quais serão muito saudáveis aos seus cabelos, como:

* Usar somente bons produtos para lavar e hidratar os cabelos;

* Usar produtos adequados ao seu tipo de cabelo;

* Cortar os cabelos a cada 3 meses;

* Alimentar-se de forma saudável;

* Frequentar bons salões de cabeleireiros;

* Hidratar os cabelos no mínimo 1 vez por semana;

* Evitar o uso do secador de cabelo, babyliss e prancha e sempre que os usar, aplicar antes um creme específico para proteger os fios do calor.

Tricorrexes Nodosa

O que é?

É mais corretamente encarada como uma resposta característica do cabelo a lesão, o chamado desgaste do cabelo. As células cuticulares são rompidas permitindo que as células corticais se alarguem para fora para formar nódulos (visualmente como uma bolinha branca onde se quebra com muita facilidade). A perda da cutícula resulta em fibras esfarrapadas que se fraturam com facilidade. Geralmente acomete cabelos crespos, ou pode ser adquirida por meios químicos e mecânicos, ou genética (tricorrexe invaginada). Pode se apresentar em três formatos:

Proximal – próximo ao couro cabeludo, muito frequente em cabelos crespos. Distal – mais nas extremidades dos fios geralmente em cabelos longos. Focal – onde ocorre em uma região específica e pode estar associada a um trauma local ou até mesmo a algumas doenças como Neurodermite ou Líquen Plano.

Causas

A forma mais comum é a resultante de traumas excessivos e repetidos provocados aos cabelos pela frequente aplicação de permanentes, descolorações, tintura, chapinha, pente quente, escovação frequente e excessiva, massagens capilares e exposição intensa e repetida ao sol. É mais frequente nas mulheres.

Tratamento Uma vez que o dano ocorre, não há como revertê-lo. Sendo assim, os nódulos existentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com