TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patrimônio Cultural E Natural

Ensaios: Patrimônio Cultural E Natural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Unidade de Aprendizagem: Patrimônio Cultural e Natural

Curso: Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia o enunciado abaixo e depois responda ao que se solicita:

Como viu nos seus estudos, ainda há muito que fazer no Brasil para otimizar a experiência do turista; estimular o olhar, provocar a curiosidade e oportunizá-lo a descobrir muito mais sobre o lugar e seus habitantes, seus hábitos e costumes, sua história e suas lendas.

Estudou, na disciplina que a interpretação do patrimônio busca desenhar uma rede de descobertas para o visitante, valorizando atrações naturais e culturais em destinações turísticas.

No que se refere ao tema, precisam ser priorizadas ações para o desenvolvimento de práticas em prol da conservação e preservação cultural e natural é o estabelecimento de uma comunicação efetiva com o visitante, mantendo importantes interfaces com o turismo, a preservação e o desenvolvimento das comunidades locais.

Sobre o que se aborda, pergunta-se:

1. Se você fosse entrevistado, como turismólogo, por um meio de comunicação de grande alcance onde o tema gerador fosse: “O patrimônio cultural como oportunidade de turismo e desenvolvimento socioeconômico e sustentável”, e dentre as perguntas, lhe indagassem sobre:

a) Como você vê “a inter-relação existente entre a atividade turística e a preservação do patrimônio natural diante do alto índice de crescimento urbano? (2,5 pontos)

A contribuição para a compreensão da atividade turística para o desenvolvimento de uma região, uma vez que o turismo no mundo atual pode ser uma oportunidade de novos negócios, promovendo, ainda, a difusão de culturas, distribuindo renda, além de atuar como ferramenta auxiliar na preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico, possibilitando ao homem o acesso ao lazer e ao entretenimento. Para que a atividade turística seja sustentável, a localidade deve dispor de recursos, de infra-estrutura adequada e de uma comunidade consciente e engajada no setor, para que essa não acarrete impactos negativos.

b) Porque se deve dar atenção especial à preservação do patrimônio cultural de uma destinação turística consolidada? (2,5 pontos)

Por que a conciliação da atividade turística com a preservação do patrimônio cultural, harmonizando a atuação governamental e a dos cidadãos que necessitam conscientizar-se de que o bom turista não danifica nem exaure o Patrimônio desta e das futuras gerações.

2. Descreva com um texto de 15 a 20 linhas, um exemplo de patrimônio cultural que você conhece, seja em seu bairro, sua cidade, seu Estado, seu país, ou mesmo um exemplo visitado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com