TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia.

Tese: Pedagogia.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  Tese  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 4

ARTIGO 82 - Todas as atividades, que visem prestar ajuda à Escola, quer de forma direta, quer incentivando a participação dos pais, professores, alunos e funcionários no processo educativo, são consideradas organizações auxiliares da escola.

ARTIGO 83 - As comissões de sócios da Sociedade Comunitária de Educação e Cultura e o Grêmio Escolar são Organizações Auxiliares da Escola.

ARTIGO 84 - As comissões de sócios da Sociedade Comunitária de Educação e Cultura podem se organizar tantas quantas forem necessárias para atender aos diferentes tipos de necessidades.

PARÁGRAFO ÚNICO - As comissões de sócios da Sociedade Comunitária de Educação e Cultura possuem o seu regulamento próprio.

ARTIGO 85 - O Grêmio Escolar funciona de acordo com seu regimento próprio, aprovado pelo Conselho de Coordenação Pedagógica-Colegiado e homologado pela assembleia de alunos.

Os Parceiros da educação são empresários, Grupos de empresários, Empresas, Departamentos de Responsabilidade Social de Empresas, Fundações e Institutos que contribuem transformando a qualidade das escolas e do futuro da nação. Escolas públicas de qualidade são essenciais para desenvolver o país e criar uma sociedade mais justa. De uma boa escola saem os profissionais que constroem a economia do país e garantem sua participação em um mercado de trabalho cada vez mais globalizado. Por isso, ajudar a Escola Pública e a educação como um todo, é fazer alguma coisa por nossa comunidade, futuros cidadãos brasileiros visando melhorar a qualidade de nossa vida. A qualidade da educação não depende apenas dos esforços governamentais, a escola precisa de parceiros que a apoiem e necessitam do envolvimento da comunidade, das forças locais, de sugestões alternativas reais das necessidades vivenciadas pelos alunos de cada escola. O que se pede aos parceiros é que eles dediquem uma parte do seu tempo para ajudar a melhorar a educação dos alunos e a administração da escola com recursos materiais ou financeiros. O espírito da parceria para a educação está justamente na força da participação, através de ações voluntárias e de outras contribuições que não envolvem necessariamente gastos em dinheiro. É relevante mostrar às pessoas, empresas e instituições que as ações para a construção da escola que queremos, requer muito mais a boa vontade e a solidariedade dos parceiros do que sua ajuda financeira, não importa a posição social.

Como funciona

Cada escola tem necessidades específicas, então juntas a Parceiros da Educação lista com a direção e professores as necessidades de cada escola e cria se um plano de ação considerando apoio físico-estrutural, apoio à gestão, apoio pedagógico e apoio à integração da comunidade com a escola. Logo a empresa, escolhe uma das escolas cadastradas ou seleciona a que pretende atuar para que seja feito um levantamento da escola interessada em parceria. A empresa sob a coordenação e monitoramento dos Parceiros da Educação, investe recursos financeiros, materiais e humanos, visando, acima de tudo, a melhoria do aproveitamento escolar dos alunos. O investimento médio anual por escola é de R$ 100 mil.

O trabalho é feito por um profissional responsável qualificado indicado pela a Associação da área educacional para mediar o processo entre a Empresa e a Escola, na instituição de ensino. As duas partes assumem o compromisso de manter a parceria por, aproximadamente cinco anos, período estimado para que a escola possa, com autonomia, dar continuidade às ações com apoio da comunidade escolar e manter a qualidade aferida durante o processo. O acordo é firmado assinando um Protocolo de Intenções entre a Empresa e a Associação de Pais e Mestres da Escola (APM). A equipe técnica da Associação Parceiros da Educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com