TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Ensaios: Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 2

2.1 Escreva dentro dos parênteses Verdadeira ( V ) ou Falsa ( F ) conforme considerar cada afirmativa: Valor: 0,0 a 0,8

Na Grécia Antiga, Platão em sua obra “As Leis” faz os primeiros registros sugerindo o uso dos jogos na educação da criança. Seu discípulo, Aristóteles, sintetiza numa frase o seu pensamento: “É preciso brincar para se tornar sério”.

( V )

Com a queda do Império Romano e o advento do Cristianismo (século IV), as escolas eram restritas e só ofereciam uma Educação Eclesiástica, preocupadas somente em desenvolver o intelecto e a criatividade, favorecendo a inclusão dos jogos.

( F )

Com o Renascimento (Idade Moderna) ocorrem grandes transformações culturais, sociais, políticas, religiosas e econômicas, muda o feudalismo para o capitalismo e os jogos ganham espaço nas famílias, castelos e escolas.

( V )

Os jesuítas (séculos XVI - XVIII) implantam seu sistema educacional na Espanha, Itália e Portugal e deste para as colônias. Fundaram 578 colégios e 150 seminários espalhados na Europa, no Brasil e na Austrália.

( V )

Pestalozzi (1746-1827) foi influenciado pela obra “Emilio” de Rousseau. Fundou escolas e escreveu seu método pedagógico na obra “Como Gertrudes ensina suas crianças”. É considerado um dos pioneiros da pedagogia moderna.

( V )

A Declaração Universal dos Direitos da Criança, assinada 20 de Dezembro de 1959, numa Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), descreve em dez princípios os direitos a liberdade, estudos, brincar e convívio social das crianças.

( V )

O direito da criança brincar, garantido em diferentes organismos internacionais e legislações brasileiras não é atendido pelas políticas públicas dos governantes pois ainda faltam locais adequados, principalmente nos centros das grandes cidades.

( V )

No século XX surgiram muitos organismos (ONG) preocupados em defender a criança e seu direito à brincadeira. Dentre eles destacamos a Associação Internacional pelo direito da Criança Brincar (IPA), cuja frase síntese é: Brincar é coisa séria. Brincar é aprender de forma lúdica.

( )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com