TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Artigo: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

O portal "Aprendiz" é um site jornalístico que aborda questões sobre educação, cidadania e trabalho. Nele são publicados vários artigos, notícias, informações, entre outros. A seguir, leia trechos do artigo A escola “daquele tempo”, de Antônio Gois:

É muito comum ouvir alguém com mais de 40 anos dizer, com tom nostálgico, que a escola pública "do meu tempo" tinha qualidade, que os professores ensinavam para valer, que os alunos tinham disciplina ou que as escolas particulares eram uma opção apenas para os alunos mais fracos.

Muitas dessas afirmações são verdadeiras, outras exageradas. O fato é que não se pode comparar a escola pública de hoje e a "daquele tempo" sem levar em conta que, no passado, essa escola era para poucos. (...) a escola pública era um privilégio de poucos no passado. (...) qualquer pessoa pode comparar o elitismo da escola pública no passado comparando fotos. Reparem só como as fotos de escolas públicas do passado apresentam apenas crianças de cor branca, bem vestidas, com uniformes impecáveis.

Hoje, felizmente, a escola pública, pelo menos no ensino fundamental, se massificou. Nela, há pobres, pretos, filhos de analfabetos, enfim, crianças que não encontravam lugar na escola "daquele tempo".

Fonte: http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_colunas/a_gois/index.htm

Pela leitura dos trechos é possível perceber que o autor do artigo traz um sentimento comum de nostalgia das pessoas, quando elas rememoram a escola pública do “seu tempo”. Pensando nos estudos realizados sobre "A organização do ensino em série ou em ciclos de formação", leia as afirmativas a seguir, marcando (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS:

A comparação entre o ensino do passado com o atual é desejável de ser feita, quando levamos em conta a preocupação com o aspecto da qualidade da educação escolar, pois são organizações escolares distintas. A escola do passado era uma escola para a elite e hoje a escola atende a todos.

Nossas crianças não estão aprendendo, seja em ciclos, seja em ssistemas seriados, seja em qualquer outro sistema que tenha sido massificado.

Podemos afirmar que, provavelmente, a escola pública tenha mesmo perdido qualidade e que essa perda aconteceu quando a escola teve que abrir as portas para a população mais pobre. Ou seja, quando a escola ficou democrática, do ponto de vista do acesso, ela perdeu também em qualidade.

Quando pensamos na organização do ensino em série ou em ciclos, o grande desafio que se coloca é o de garantir a qualidade do ensino.

A única forma de construir uma escola pública de qualidade é retomando os mesmos conteúdos, a mesma forma de avaliação, os mesmos critérios de organização da escola do passado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com