TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia\

Ensaios: Pedagogia\. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  1.516 Visualizações

Página 1 de 2

2- Leia atentamente:

Noam Chomsky distingue: competência de desempenho ;

A competência linguística é a porção do conhecimento do sistema linguístico do falante que lhe permite produzir o conjunto de sentenças de sua língua: é um conjunto de regras que o falante construiu em sua mente .

O desempenho corresponde ao comportamento linguístico, que resulta não somente da competência linguística do falante, mas também de fatores não linguísticos de ordem variada, como: convenções sociais, crenças, atitudes emocionais do falante em relação ao que diz, pressuposto sobre as atitudes do interlocutor etc..

Agora “leia “ a charge que segue:

Explique em um pequeno texto de , no máximo 9 linhas , onde , na charge, você identifica a competência e o desempenho linguístico.

Não faça parágrafos com menos de 4linhas!Use times 12 , cor preta e nunca apenas 1 parágrafo.A História da linguística

O estudo sobre linguística deu-se na época da Grécia antiga, Aristóteles foi quem a iniciou, depois na Índia e os próprios gregos foram agregando conhecimentos. Hoje estes conhecimentos são as raízes da linguística latina, grega e hindu. Grandes nomes também influenciaram esta ciência e suas divisões.

Segundo Martinet: “a linguística é o estudo científico da linguagem humana. No caso da linguística, importa especialmente insistir no caráter científico e não prescritivo do estudo: como o objeto desta ciência constitui uma atividade humana, é grande a tentação de abandonar o domínio da observação imparcial para recomendar determinado comportamento, de deixar de notar o que realmente se diz para passar a recomendar o que deve dizer- se”.

Como Linguística pode-se dizer que há nela várias divisões como: Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática, a Linguística Textual, Análise da Conversação, Análise do Discurso, História das Ideias Linguísticas, Sociolinguística, Neolinguística, Psicolinguística, Aquisição da Linguagem e Línguas Indígenas.

O linguista aplicado pode auxiliar o ser humano a conscientizar-se sobre o modo como a linguagem contribui para o domínio de algumas pessoas sobre outras. Qualquer produção de conhecimento gerada por ele, deve portanto, responsabilizar-se por um projeto politico-pedagógico que busque transformar uma sociedade desigualmente estruturada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com