TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Trabalho Escolar: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 4

Componente: 607203 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

1ª QA

ATIVIDADE 1:

01- Por quem você acha que a mãe de Marcela foi orientada para lidar com a sua a filha? Pela própria filha que amava música.

02- Como foi essa orientação? Com a ajuda da professora que orientou suas coleguinhas a ajudar, Marcela foi desenvolvendo e assim ela aprendeu os passo e sua mãe foi afeiçoando suas atitudes, moldando o seu comportamento, diante as necessidades e dificuldades da filha.

03- Caso você fosse procurada por uma mãe, como você a orientaria na educação escolar de sua filha? Conversaria com ela sobre a deficiência de sua filha, sua dificuldade, seus desejos, orientava em qual procedimento seria mais adequado para ela desenvolver melhor e diria que sua filha iria precisar do seu apoio e de toda a família. Diria a ela que o caminho para se alcançar a inclusão é árduo, mas não impossível principalmente se fosse assim como Marcela uma menina cheia de esperança, amor e vida.

04- Para qual escola encaminharia a criança? Para uma instituição de ensino regular.

05- Na história Marcela aprende a dançar com o apoio das colegas. Como será que essa interação aconteceu? Com a mediação entre a professora e suas coleguinhas, ela foi aprendendo os passos e como ela era uma menina muito meiga e especial não fazia diferença para as coleguinhas se ela era deficiente visual.

06- Como Marcela foi estimulada? Quando ela perguntou o que era uma borboleta suas amigas colocaram várias borboletas em suas mãos para que ela sentisse as asas delicadas, pois crianças especiais como Marcela veem tudo com o coração.

07- Em sua opinião, Marcela apresenta problemas cognitivos, afetivos e sociais? Por quê? Não. Ela apresenta apenas uma deficiência visual, que não a impede de se relacionar bem e de ter um bom desenvolvimento, tanto que ela aprendeu os passos do balé com a ajuda das colegas e ia até fazer uma apresentação.

ATIVIDADE 2:

Entrevista com uma criança de 6 anos.

01. Você gostaria de ser como Marcela? Por quê?

Eu não queria ser cega, mas gostaria de aprender a dançar igual à Marcela.

02- Marcela é uma criança diferente de você? Em que?

Sim. Pois eu posso enxergar e ela não.

03- Você acha que ela é feliz? Como sabe disso? Relate a parte da história que mostra isso.

Sim. Pois ela gostava de ouvir música, brincar de bonecas, bicicletas, barquinhos de piscina, gostava de dançar balé. A parte que mais mostra isso é quando ela diz “Só queria que todas as pessoas que estão na plateia pudessem sentir o que eu sinto: que, mesmo sem poder ver, posso enxergar a felicidade no coração de cada uma de nós, um sentimento tão especial que é capaz de nos fazer voar, livres como borboletas”.

04- Na sua sala, existem coleguinhas como a Marcela ou com outras deficiências? Não.

ATIVIDADE 3:

Entrevista a uma professora de uma escola regular que já trabalhou com uma criança com dificuldade especial.

OBS: A professora é da sala de recursos de uma escola.

01- Como é a convivência entre as crianças? A convivência entre eles é de amizade, cuidado e querer sempre ajudar o colega. Muitas vezes os alunos até disputam em qual grupo esse coleguinha vai ficar, então aí se percebe o respeito e a solidariedade com o próximo.

02- Quais são os conhecimentos essenciais que devemos ter aprimorar e buscar para que possamos orientar nossos alunos, pais e comunidade em relação à diversidade e às deficiências de alunos no cotidiano da escola?

Primeiramente devemos ter consciência de que o professor pelo qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com