TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Trabalho Escolar: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade de Aula 05 e 06 / Portfólio 03

1- Participe do Fórum de Aula 05 e 06

2- Atividade para ser enviada no Portfólio 03 Elaborar uma proposta de Planejamento de Ensino para ser ministrada uma aula na educação infantil e ou ensino fundamental ( onde você já atua como profissional e ou como estagiária ) e em outros espaços sociais onde poderá ocorrer processos de educação. ( igreja, projetos da Ação Social etc) Veja as sugestões de temáticas nas referidas aulas . Você poderá escolher a temática das Relações Étnico Raciais e ou Indígenas para trabalhar com as crianças nessa aula e ainda verificar observar se essa temática vem sendo abordada na escola, se está presente no Projeto Político Pedagógico ou Proposta Pedagógica da escola A tarefa é encaminhar a proposta de planejamento , e também o relatório da aplicação ( memória da prática desenvolvida) podendo apresentar fotografia da prática realizada e relatando como a temática vem sendo tratada pela escola e se consta do Projeto Pedagógico da Escola.

Nesta atividade quero avaliar a capacidade de transformar a teoria em prática educativa e ainda a criatividade no desenvolvimento do planejamento de aula e relatório do desenvolvimento.

Valor da atividade- 3.0

Atenciosamente,

Profª Terezinha Bazé de Lima

Plano de aula

Tema: Racismo

Objetivo(s)

Estimular o respeito à diversidade,

Formar cidadãos preocupados com a coletividade.

Aprofundar-se nas causas e consequências da dispersão dos africanos pelo mundo e abordar a história da África antes da escravidão.

Enfocar as contribuições dos africanos para o desenvolvimento da humanidade e as figuras ilustres que se destacaram nas lutas em favor do povo negro.

A questão racial é assunto de todos e deve ser conduzida para a reeducação das relações entre descendentes de africanos, de europeus e de outros povos.

Reconhecer a existência do racismo no Brasil e a necessidade de valorização e respeito aos negros e à cultura africana.

Conteúdo

Respeito à diversidade

Ano

Pré-escola

Material

• Cds de musicas referente ao tema,

• papel,

• lápis de cor,

• giz de cera,

• Livros com figuras relacionadas com o tema.

Desenvolvimento

• Reúna a turma em círculo para ouvir você ler histórias que tratem da diversidade e valorizem o respeito à diferença. Peça que todos comentem. A roda de conversa pode ser aproveitada para debater eventuais conflitos gerados por preconceitos.

• Um dos problemas enfrentados pelas crianças negras é relacionado aos cabelos. Não é difícil ouvir algumas falando que gostariam de tê-los lisos. Mexer nos cabelos e trocar carinho é uma forma de cuidar delas, romper possíveis barreiras de preconceitos e aprender que não existe cabelo ruim, só estilos diferentes. Sugira que a turma desenhe em uma folha os diferentes tipos de cabelos (textura, cor etc.) que existem.

• Peça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com