TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Dissertações: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho buscou resumir o texto: Gestão da Escola Pública: alguns fundamentos e uma proposta, in PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública – de forma a não interferir na conceituação do autor. Tecendo, posteriormente considerações em concordância com as argumentaçõesdo texto, tentando delinear aspectos, à primeira vista simples mas, que ao analisarmos, concluirmos que o tema é complexo e exige reflexão e empenho para se efetivar. Pois, a escola deve ser caracterizada como o espaço de construção e socialização do saber, de convivência entre as pessoas, de preservação do meio e formadora de uma ética solidária, onde nenhum desses aspectos acontecem isoladamente, sem está interligado ou interferir em outra situação.

Assim, a Gestão Escolar, reconhecendo as ações, relações e acontecimentos que produz o contexto educacional, pode buscar ferramentas que contribua para a qualidade da instituição de ensino.

1 – GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA: ALGUNS FUNDAMENTOS E UMA PROPOSTA

Este resumo refere-se ao texto de PARO, Vitor Henrique. Gestão da Escola Pública: alguns fundamentos e uma proposta.

O homem se constrói sujeito histórico e dinâmico pelo conhecimento adquirido pelo trabalho, sendo sua liberdade constituída ao transcender possibilidades ora vividas.

Para manutenção de sua existência é necessário relacionar-se interdependentemente com seus pares, tendo a liberdade como condição imprescindível para não tornar as relações dominadoras, negando assim sua condição humana.

A história humana é produzida por acontecimentos que geram o processo evolutivo do homem – o indivíduo constrói conhecimentos, técnicas, comportamentos, configurando saber – desta forma, o papel da educação é a mediação desse conhecimento, historicamente produzido, entre o passado e o presente.A educação por sua intrínseca característica de ser humana, é decorrente de relações organizadas que asseguram o respeito e o direito de acesso de todos os sujeitos. Cabe, portanto, à escola pública o comprometimento com a universalização do saber.

Tais considerações são necessárias para discussão sobre as concepções que apresentam a escola básica como responsável apenas pelo processo de preparo do sujeito para o vestibular ou mercado de trabalho.

Observando como a gestão escolar é aplicada nas escolar, onde a administração serve como um meio racional de utilização dos recursos para determinados fins, apontamos alguns aspectos relevantes: A adequação dos meios aos fins, e, que não dispomos de escola para todos, sendo as que temos não possuem qualidade para promover o processo educativo, e ainda, os profissionais da educação são mal remunerados.

O insucesso da gestão escolar, normalmente é atribuído ao diretores e educadores por incompetência, sem a análise da realidade em que estão submetidos, normalmente de recursos matérias e financeiros. A gestão escolar têm como necessidade a autonomia além dos aspectos burocráticos, administrativos, financeiros em relação ao Estado, mas também com o seu real propósito.

Considera-se o fim democrático da escola. Esse fim é ameaçado pela lógica capitalista, que em sua sociedade a maior parte na população não consegue obter as condições adequadas para manutenção de sua existência (meios de produção), pois estes se concentram nas mãos de uma ínfima elite econômica,que determina ao que o povo terá acesso. Assim divergem os objetivos da educação e da lógica capitalista. A primeira visa a humanização, a transformação e a superação do homem, enquanto que a segunda tem como objetivo principal a dominação e o lucro.

Atualmente, como o maior responsável pela escola, o diretor é engessado pela grande carga de burocracias que o impede de atingir seus objetivos pedagógicos. Concentra-se todo poder de decisão nesse cargo, embora ele seja limitado de agir conforme a real necessidade cotidiana. A proposta é repensar o papel do diretor escolar. A escola precisa de um Colaborador que cumpra as exigências burocráticas e responsabilidade perante o Estado. Portanto, a substituição do cargo de Diretor por um de Coordenador Geral que não concentre todo o poder de decisão, sendo esta exercida por um Conselho Diretivo. Este órgão interno, seria composto por um colegiado de Coordenadores Escolares (os próprios professores eleitos por membros da comunidade escolar) que agilizariam decisões e soluções que não entravassem o dia a dia.

Paralelamente, a responsabilidade do Conselho de Escola seria maior, pois assumiria funções comuns à APM (que se extinguiria) e também como parte de sua responsabilidade a fiscalização Conselho Diretivo e a aproximação dos pais à escola.

Para essa Gestão Escolar, ser eficaz, também seria necessário uma reestruturação do Conselho de Classe e Série, pois hoje eles se desviam de suas funções, limitando-se a aprovar ou reprovar o aluno sem considerar o processode ensino-aprendizagem.

Constatamos a importância da escola para a formação do homem pelo saber, sendo essa formação bem mais ampla que tão somente o preparo para provas e vestibulares, portanto, considerar como é mediado esse processo é relevante para uma reestruturação que leve todos que compõem o sistema escolar e a sociedade a trabalhar em prol de uma maior qualidade de ensino.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Segundo o texto: GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA: ALGUNS FUNDAMENTOS E UMA PROPOSTA constatamos que o autor levanta situações como as dificuldades de estrutura e funcionamento como alguns dos grandes problemas atuais da escola pública, mas também propõe hipóteses que efetivadas, contribuiriam enormemente para a qualidade de educação que todos almejam.

A cada momento histórico, a Educação têm necessidade de se renovar ou transformar e a única maneira possível é de ser por ela mesma. Por essa razão é importante que escola esteja atenta as constantes mudanças, resultantes do processo de globalização e do sistema capitalista, tornando-se um espaço de desenvolvimento humano e promovendo a todos o bem comum.

Libâneo (2004) destaca os aspectos mais notórios que caracterizam essas mudanças:

* Notáveis avanços tecnológicos na microeletrônica, na informática, nas telecomunicações, na automação industrial, na biotecnologia, na engenharia genética, entre outros setores, caracterizando uma revolução tecnológica sem precedentes.

* Globalização da sociedade, internacionalização do capital e dos mercados, reestruturaçãodo sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com