TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Trabalho Universitário: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

9. 9 das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Muitas escolas não possuem o Projeto Pedagógico Curricular compromissado com as questões multiculturais, e com o objetivo de auxiliá-las uma equipe de pesquisadores do Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental- DPE, vinculado à Secretaria de Educação Básica – SEB desenvolveu o documento Indagações Sobre o Currículo: Diversidade e Currículo que orienta os educadores a elaborar e promover um currículo que privilegie a interação dialógica entre escola e vida, considerando o desenvolvimento humano, o conhecimento e a cultura. A escola que busca formar para a cidadania precisa considerar em seu currículo a dimensão social e cultural de seus alunos, que cada vez se mostra mais complexa e distinta. A reportagem “A nova família brasileira” analisa os dados do IBGE no Censo de 2010, e mostra o quão dinâmicas são as mudanças sociais. Escolas com uma orientação pedagógica curricular multicultural estão atentas a estas mudanças. Este é o caso da escola Lua Nova que enfrentou as barreiras culturais e a resistência de alguns familiares ao promover o Dia da Família em substituição ao tradicional Dia dos Pais. As comemorações escolares que envolvem a família, geralmente relacionadas ao Dia das Mães e ao Dia dos Pais também precisam acontecer em uma perspectiva multicultural. As mudanças no perfil das famílias brasileiras não podem ser ignoradas pela comunidade escolar, pelo contrário cabe a escola desnaturalizar modelos e aceitar estas diversidades. O artigo Dia das Mães e Dia dos Pais: gênero e família na escola, discute as novas configurações de famílias no Brasil e a abordagem pedagógica de uma escola de Educação Infantil ao trabalhar com estas datas. Este artigo reforça a necessidade da escola em desnaturalizar papéis sociais e promover a cultura do respeito às diferenças.

10. 10 POSTAGEM DO DESAFIO PROFISSIONAL Postar no Ambiente Virtual a versão final do Desafio Profissional em arquivo único no formato .doc / .docx, (Word), para a avaliação e do tutor. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Desafio Profissional: Nota de 0 a 4 pontos. Observar a padronização, a organização e observância às orientações para a construção do Desafio Profissional. PADRONIZAÇÃO O Desafio Profissional elaborado em planilha de texto com no máximo 10 páginas, estruturado1 com o seguinte padrão: Padronização geral:  Papel branco, formato A4.  Margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm.  Fonte Times New Roman ou Arial tamanho 16 para título, 14 subtítulo, 12 para o texto, 10 para citações diretas superiores a 3 linhas e espaçamento simples. 1. Capa  Papel branco, formato A4  Adoção da logomarca da Universidade Anhanguera – Uniderp;  Local da Unidade de Ensino (Polo), Curso e Disciplinas Norteadoras;  Nome e RA do participante;  Título da atividade (se houver);  Nome do tutor;  Cidade e data da postagem. 2. Introdução (apresentar brevemente o desafio); 3. Desenvolvimento (abordar os passos desenvolvidos); 4. Considerações finais; 5. Referências bibliográficas. 1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

11. 11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf>. Acesso em 16 de fevereiro de 2014. ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.9394/1996. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1997. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 16 de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com