TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Ensaios: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

bonecas/bichinhos e até mesmo crianças menores que ela, com o objetivo de ensinar a eles, da mesma maneira como foi submetida durante algumas horas do dia. Nessa brincadeira, a criança passa a representar o papel da professora, que representava o domínio da situação, isto, torna a professora mais aceitável e compreensível, tanto como pessoa, como autoridade.

Nessa brincadeira, quando ocorre com crianças menores, pode haver um perigo: quando as crianças não conseguem aprender, ou se recusam a se sujeitarem a dominação da criança que representa a professora, faz com que esta, se sinta derrotada e fracassada e também com dificuldades de dominar na brincadeira, o que vivenciou na realidade.

Com a brincadeira, a criança resolve também, os seus problemas internos, como o medo do escuro, que pode ser um disfarce do medo de ser abandonado pelos pais, durante a noite.

O medo do escuro é um dos terrores da infância mais antigos, há crianças que têm pavor de dormir e acordar na escuridão e se sentirem sós.

O jogo da cabra-cega repete essa experiência de maneira lúdica: nesse jogo, o participante vendado segue o seu caminho entre os participantes que permanecem em seus lugares, ficando perdido por alguns minutos, dando à criança a mesma sensação de quando andamos no quarto escuro a noite. A alegria que o participante vendado sente quando toca em outro participante, é semelhante, ao alívio que a criança sente quando na escuridão da noite, finalmente encontra seus pais.

Esse jogo permite concluir que toda criança precisa aprender a superar sua ansiedade primitiva, o medo do abandono e o da escuridão, que através dele, a criança consegue permanecer sem sua visão por alguns minutos, propiciando a ela, testar até que ponto pode confiar em seu senso de direção. Jogos como o de cabra-cega, ajudam a criança enfrentar problemas que são de importância fundamental no aprendizado do mundo.

Quando brincamos vendados, também colocamos à prova as boas intenções dos outros, assegurando-nos que nossos companheiros não tirarão proveito da situação, quando não pudermos ver o que estão fazendo. Assim, essa brincadeira nos dá segurança sobre o nosso ambiente e a confiabilidade das pessoas que convivemos.

É aconselhável também às crianças que apresentam dificuldades em dormir no escuro, devido a sua ansiedade de abandono pelos pais, brincarem com os pais durante o dia fazendo com estes a oriente a caminhar pela casa, com os olhos vendados, sem cair ou tropeçar em obstáculos durante o caminho, assim, estará testando a confiabilidade de seus pais, testando a segurança que obtém por meio deles, quando esses a impedem de encontrar os obstáculos evitando que algo ruim aconteça a ela. Assim, torna-se capaz de diminuir ou eliminar a sua ansiedade e consegue voltar a ter um sono tranquilo, tendo a certeza que seus pais continuarão perto dela e principalmente, cuidando para que nada lhe aconteça durante a noite (Behelheim, 1988).

Mas, a maior lição que as crianças podem aprender brincando, é que quando perde em um jogo, o mundo não acaba. Se a criança perde um jogo, pode ganhar no próximo, ou no seguinte. Perdendo em jogos que podem ser disputados de novo e vencidos, as crianças aprendem que, apesar das derrotas da vida, ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com