TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Casos: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste na seqüência de registro reflexivo de tecido a partir do processo de ensino aprendizagem na prática docente. Será imprescindível para que se compreenda o importante papel da arte e recreação no desenvolvimento das potencialidades criativas da criança incluindo suas próprias memórias de formação, especialmente na rotina de sala de aula.

Com esse material iremos compreender a função do professor como propositor de novas experiências sensoriais e motoras dos alunos, vai possibilitar na escolha de materiais e atividades que levem a criança a aprender por meio do lúdico, além de ser capaz de registrar as principais impressões do grupo referente aos temas que serão propostos.

Texto Autobiográfico

Brincar é algo inerente ao ser humano, tão natural que até os bebês já nascem sabendo. Na infância, ele assume papel de destaque, uma vez que permeia todas as relações da criança com o mundo.

O papel da educação por meio da arte e da recreação tem auxiliado muito no desenvolvimento das potencialidades criativas da criança, especialmente por meio das próprias memórias de formação do sujeito. Esse método de ensino baseado no lúdico vem favorecendo a expressividade e a criatividade dos alunos. Com esse método de ensino aprendizado os recursos utilizados contribuem para o enriquecem é desenvolvimento intelectual da criança.

Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testam habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança. Baseado nessas informações foi possível colher dados de experiências vivenciadas no processo de aprendizagem por meio do lúdico e que gerou grandes desenvolvimentos e formações.

Houve momentos em que as atividades lúdicas auxiliaram no desenvolver de expressões através das brincadeiras criativas em brincadeiras como amarelinha, elástico, faz de conta, aulas de artes, entre outras atividades.

Em uma atividade de artes proposta pela professora foram oferecidos para cada aluno pequenos pedaços de crepom nas mais variadas cores, e cada aluno deveria fazer bolinhas de papel. Foi entregue para cada aluno também uma folha onde os alunos puderam fazer um desenho qualquer e depois cada aluno deveria preencher seu desenho com as bolinhas confeccionadas por eles. Em outro momento foi elaborado um campeonato de matemática onde os ganhadores receberiam medalhas de Honra ao Mérito. Funcionava da seguinte maneira, cada equipe deveria aprender operação da tabuada, pois teriam perguntas feitas em formas de problemas. O sorteio das equipes seria feitas na hora, ou seja, era impossível saber que tipo de operação ia cair para cada equipe, sendo assim todos eram instigados a saber tudo de todas as operações. No final todo são premiados, porém a equipe vencedora com maior destaque.

O papel da Arte na Educação Contemporânea

O papel da arte na educação contemporânea é olhar desenhos de crianças e aproximar-se de seus pensamentos visíveis e também entrar na consciência representativa da realidade, muito se discutiu sobre se as crianças desenham o que veem o que conhecem o que pensam.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN, (Brasil 1997. pg.119).

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. Assim entendemos que a arte deve levar o aluno a Aprender, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas, o papel da arte na formação do aluno é bem mais amplo do que foi há algum tempo atrás, hoje ela tem um papel social, de ajudar a formar cidadãos mais consciente de seu papel social, comprometido com os problemas e dificuldades que envolvem a sociedade contemporânea tendo a arte como aliada nas manifestações das opiniões e critica social, como diz no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais de arte PCN, BRASIL, 1997.

A arte contemporânea é arte que é feita hoje. Uma das características dessa arte é o uso de novos suportes- materiais que o artista utiliza para expressar suas ideias, como sucata, objetos vegetais e outros. Ela não busca a simpatia do público. É provocativa, levando o espectador a ter uma nova percepção da realidade a sua volta por meio de reflexões, estimulando-o a ser crítico, olhar em volta e se perceber, reconhecendo-o como sujeito histórico.

Um movimento que influenciou bastante a Arte Contemporânea foi a Pop Art., movimento no qual os artistas passam a usar temas tirados do dia- a dia, principalmente os ligados ao consumismo. Não se pode olhar para a Arte Contemporânea da mesma maneira como se olha para a Arte do séc. XX. Ela exige uma percepção diferente. Mais do que contemplação, ela exige reflexão. É preciso entender o que aconteceu ao longo do tempo. Compreender que o homem de hoje é diferente do homem dos séculos passados.

Percebemos que arte Contemporânea é cada vez mais importante no cenário mundial, nos grandes centros já é uma realidade imperativa, e consequentemente começa a tornar espaço nas demais regiões com ascendente relevância. Trabalhada na escola, propícias situações diversas de ensino: provoca o olhar do aluno, tema capacidade de gerar discussões e confronto de ideias que só vem a contribuir para sua cultura e senso estético.

As habilidades fundamentais a serem desenvolvidas nos pilares da expressividade artística

Artes Visuais;

A arte visual possui um caráter de inovação e criação, em qualquer maneira de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com