TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Dissertações: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

1ª ACQF

QUESTÃO 01

Caro cursista, você já parou para pensar a respeito do processo de desenvolvimento e aprendizagem dos seres humanos? Já percebeu o quanto esse processo envolve uma multiplicidade de fatores, tanto internos quanto externos aos sujeitos? E, ainda, o quanto o conhecimento desse processo tão complexo é fundamental à educação, uma vez que a função primeira desta é a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento humano?

Com base no que você leu nos capítulos 1 e 2 do livro "Criança e Desenvolvimento", leia as afirmativas abaixo e assinale (V) para as verdadeiras (F) para as falsas.

Os conflitos cognitivos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem que necessita, para estruturar-se, do intercâmbio de diversos pontos de vista.

A aprendizagem é um processo construído internamente pelo sujeito por meio de suas estruturas internas.

O docente deve conhecer o nível de desenvolvimento de seu educando para propor-lhe atividades que despertem o seu interesse e o desafie cognitivamente.

Em uma Concepção Ambientalista, o desenvolvimento psicológico humano é compreendido como pré-determinado no sujeito, ou seja, ele já está inscrito no indivíduo.

A teoria piagetiana não concebe a criança como um ser dinâmico, ativo, em constante processo de desenvolvimento por meio das contínuas interações organismo-meio.UESTÃO 01

Segundo a teoria piagetiana, o professor, no espaço escolar, deve desafiar a criança cognitivamente a construir os seus conhecimentos. Pensando nisso e em seus estudos realizados nesta etapa, marque a alternativa correta.

As propostas que estimulam o desenvolvimento infantil são aquelas em que as crianças são desafiadas por situações-problema e têm a oportunidade de descobrir, explorar, investigar e criar diante de diferentes fatos.

A criança, como sujeito ativo, capaz de construir conhecimentos e que passa por transformações, não é considerada na escola como um ser em construção.

O trabalho norteado pela escola deve ser estimulador, porém não deve levar em consideração a teoria de Piaget.

As propostas, na organização da escola como um local desafiador e promotor do desenvolvimento da inteligência infantil, não precisam ser incentivadas e priorizadas, pois as crianças passam por estágios de desenvolvimento.

O professor promove a aprendizagem e o desenvolvimento de seus alunos, aplicando atividades tradicionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com