TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Trabalho Universitário: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto Hábitos de higiene pessoal na educação

Acadêmica: Adriana Peschisky Pawlak

Tema: Hábitos de higiene pessoal na educação

1- Identificação:

Escola situada em boa vista Passo Liso, Raquel de Queiroz, interior da cidade de Laranjeiras do sul, com atuação de 50 alunos da educação infantil.

2- conteúdo:

• Contar história e conversar

Duração: um dia

- Contar história sobre higiene do corpo. Sugestão de livro: “Vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola.

- Conversar com as crianças sobre a importância de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas limpas, lavar as mãos ao usar o banheiro e antes das refeições, escovarem os dentes, etc. Verificar através da conversa, os conhecimentos prévios dos alunos e os conceitos apreendidos.

• Vídeos e atividades

Duração: um dia

- Exibição dos vídeos:

Ratinho Castelo Rá-tim-bum

Ratinho escovando os dentes

Musica- lavar as mãos (Eliana)

- Explicar a importância dos hábitos de higiene para a saúde e aparência.

- Pedir que os alunos identifiquem e coloram desenhos que envolvam objetos de higiene pessoal (sugestão de desenhos em anexo)

• Artes

Duração: um dia

- colar lã ou barbante no lugar da piaçava.

- colorir de vermelho o retângulo na figura abaixo.

(Sugestão de imagem em anexo)

• Matemática

Duração: um dia

- contar quantas escovas está dentro do conjunto, colorir as figuras iguais colocar em cada quadrinho quantos elementos tem cada conjunto, ligar a quantidade de figuras correspondente.

• Natureza e sociedade

Duração: um dia

- ligar os objetos de higiene que começam com a letrinha abaixo, você sabe responder? Observar bem a ilustração identificar os nomes dos objetos de higiene que você conhece.

- montar um mural com vários rótulos de higiene pessoal.

3- Justificativa:

O projeto Higiene Corporal, será desenvolvido por uma justa causa de introduzir o assunto em pauta em creches que deveria exercer com mais vigilância e obrigação de estar sempre cuidando e zelando pela saúde do corpo das crianças, mas não só em creches que temos a obrigação de estar por dentro do assunto sobre higiene corporal.

É fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los. Após algumas aulas de observações e algumas discussões na própria creche, devido ao contexto em que está inserida, a escolha do tema do projeto “HIGIENE CORPORAL” deve-se ao fato de que alguns alunos apresentaram necessidades de cuidados com o seu corpo e por ser uma comunidade de baixa renda. Os alunos dessa creche são muito carentes e precisam de orientações de como cuidar do próprio corpo, sendo essencial educar para a saúde contribuindo para a formação de bons hábitos e atitudes.

A higiene corporal é tratada como condição para a vida saudável. A aquisição de hábitos de higiene corporal tem início na infância, destacando-se a importância de sua prática sistemática. A infância é uma das fases mais decisivas na construção de condutas e a escola como uma instituição social é privilegiada pelo fato de poder desenvolver trabalhos sistematizados e contínuos. Os alunos precisam responsabilizar-se com crescente autonomia por sua higiene corporal percebendo-a como fator de bem-estar e como valor da convivência social. Portanto faz-se necessário contribuir com medidas práticas para que os alunos possam ter autonomia no cuidado com o corpo, como por exemplo, lavar as mãos antes das refeições e após as eliminações, limpeza de cabelos e unhas, higiene bucal e banho diário; favorecendo assim a saúde individual e coletiva. É fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los, é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los.

Deveríamos ter motivos desde criança até quando idosos em nos preocupar com a higiene do nosso corpo e só assim teríamos uma boa saúde e retardaríamos as doenças e a velhice precoce. A tese do projeto é de conscientizar a Higiene do corpo, Percebendo que a higiene é importante em nossa vida, fazendo com que eles reflitam quais são as partes essenciais que deveremos limpar todos os dias do corpo, começando com a higiene bucal, lavar bem o rosto, e com asseio as partes intimas os olhos, as mãos e braços antes das refeições, lavando os cabelos sempre que sujos.

Este projeto será de grande importância para a educação daqueles alunos, e será mais bem desempenhado com a colaboração de todos os funcionários daquela creche. Este projeto poderá estimular o bom comportamento dos alunos, quando se diz respeito à higiene, e através da empolgação dos alunos ou mesmo a resposta dos alunos as aulas, podem levar ao professor trazer mais novidades sobre o assunto para a sala de aula. Este projeto propiciará aos alunos além de boas práticas de higiene um entendimento interdisciplinar e desenvolvimento de raciocínio entre as cinco disciplinas: natureza e sociedade, artes musica, matemática, movimento, linguagem oral escrita.

4-Objetivo Geral

Estimular os hábitos e práticas de higiene para as crianças da educação infantil incentivando-as a conhecer e a cuidar do próprio corpo.

4.1- Objetivos Específicos

- Ensinar as crianças a identificar as partes do corpo;

- mostrar a importância da higiene no nosso desenvolvimento.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com