TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Dissertações: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE VISITA A ESCOLA

O presente relatório tem como objetivo relatar às observações feitas na visita a instituição de ensino municipal de Santo André, A creche Herbert de Souza no dia 14 de março no período de 4 h. A entrada dos alunos é feita as 7 h. e a saída às 11h30min h., para uma parte da turma o restante fica em período integral.

Quando chegamos à escola os alunos já se encontravam em sala de aula, mas percebemos que eles se organizam em fila para se locomoverem. A turma é composta por 24 alunos de 4 anos de idade, predominando o sexo feminino. Além das crianças encontram-se a professora e uma auxiliar de classe. Na sala as mesas são redondas e em cada mesa sentam-se de 4 a 5 alunos. Há muita agitação no ambiente e a maioria estava fora do seu lugar.

Os recursos utilizados durante a aula foram: aparelho de cd, aparelho de DVD, lápis de cor, quebra cabeça, cartazes, peças de montar, giz e lousa.

Identificamos que existe uma rotina a partir do momento em que as crianças chegam. Todos os dias um aluno é escalado para pintar a data correspondente ao dia de hoje, que está representado em um cartaz colado na parede. Logo após eles contam com a professora quantos alunos estão presentes na sala e simbolizam desenhando palitinhos com o giz na lousa. Fazem fila para irem à sala de vídeo assistir um filme infantil. Pausa para a hora do lanche.

Na próxima atividade eles ouvem músicas, cantam, batem palmas e gesticulam. De todas as atividades propostas observamos que esta foi à única em que todos participaram e se envolveram. Em seguida a professora propõe a brincadeira da dança das cadeiras, são cinco alunos participando por vez até toda a turma brincar. Neste momento a sala fica muito agitada e a professora fala muito alto chamando a atenção de todos. Depois eles brincam com peças de montar.

Enfim chega a hora do parque todos ficam ansiosos para brincar, muita correria, alguns caem, choram, outros brigam, alguns se afastam ficam isolados e a professora corre e grita o tempo todo. Nesse momento a auxiliar de classe não se encontra presente.

Na volta para a sala elas brincam com quebra-cabeças. A auxiliar de classe aparece e as crianças formam fila para irem almoçar, logo após alguns irão embora enquanto o restante irá dormir, pois ficam em período integral.

Durante as observações das várias situações relatadas neste período, podemos perceber a falta de diálogo e amizade entre aluno e professor, não vimos interação, pois a professora propunha as atividades e não estimulava os alunos, a impressão que tínhamos é que ela não se preocupava com as necessidades de cada um. A auxiliar de sala esteve ausente em vários momentos e por isso até entendemos de certa forma o estresse da professora, pois em uma sala com 24 alunos fica difícil conseguir controlar a agitação. Para isso é necessário um bom plano de aula com atividades que entretenha as crianças e de certa forma atendam as suas necessidades, pois a rotina preparada por ela não prende a atenção dos alunos, falta no caso uma renovação nos métodos pedagógicos.

Sabemos também que por se tratar de uma escola publica os recursos são limitados e por isso cabe ainda mais ao professor desenvolver novos métodos de ensino.

É importante que os educadores revejam seus conceitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com