TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Exames: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  8.109 Visualizações

Página 1 de 2

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

UNIDADE II - AP_II

VALQUIRIA SILVA DA COSTA DUARTE RGM 14046237

UNICID – PEDAGOGIA

2º SEMESTRE

“Temos a oportunidade de fazer da educação à distância o instrumento fundamental de uma educação sem distância, democrática e adaptada a cada indivíduo – uma educação em rede que seja assegurada em toda a parte e para todos. Graças à utilização dos sistemas de rede, de que fala Manuel Castells (1999), podemos esperar uma melhor redistribuição de conhecimentos, envolvendo centros mais prósperos e regiões menos favorecidas ligando, com muita clareza, a prioridade da educação e formação à política ativa de igualdade de oportunidades e de combate ao insucesso e à exclusão.”

Para que essa possibilidade se torne realidade, o que precisa acontecer? Faça uma relação de 2 ações, estratégias ou políticas que precisam ser assumidas pela sociedade brasileira (governo, universidades, escolas, empresas..., indivíduos).

1ª Ação

A primeira ação é amadurecer; pois com o crescimento, algumas pessoas tem dificuldade em se adaptar a tecnologia e também da alfabetização digital. Em nossa sociedade, ainda existem pessoas com dificuldades não só de acesso aos meios digitais mais também como de interagir com a tecnologia. Entretanto, com a chegada da tecnologia, as crianças dessa geração vêm interagindo de maneira natural cada vez mais, seja em casa ou até mesmo nas escolas. Por outro lado, os indivíduos das gerações anteriores, apresentam certa resistência em ceder aos novos processos de educação. Assim que nós amadurecermos nesse conceito que ainda é novo, com certeza a população e o estado como um todo poderá crescer mais, e de forma mais rápida, pois a tecnologia da informação e da comunicação surgiu da necessidade dinâmica do homem, em expandir seu conhecimento dia após dia.

2ª Ação

Em seguida, caberia ao nosso governo, criar mecanismos de incentivo e expansão a todas as classes da sociedade aos meios digitais. Ou seja, para que nós tenhamos um ambiente de comunicação envolvendo no caso o ensino à distância, o governo precisa se lembrar de que para haver tal coisa, basicamente necessitamos de melhorias nos meios de comunicação, principalmente no que se diz respeito a dados, pois ainda é muito difícil e relativamente de alto custo o acesso, Pois nem todas as classes sociais conseguem ter, por exemplo, a internet sem a qual, se torna praticamente impossível prover bom uso das tecnologias da informação e da comunicação.

Sendo assim, acredito que através de politicas públicas, com incentivos fiscais podemos tornar mais acessíveis esses meios ao cotidiano das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com