TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Dissertações: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

Este trabalho tem como objetivo mostrar como a ludicidade na Educação Infantil contribui para o desenvolvimento social e psicomotor da criança. De acordo com o Estatuto da criança e do Adolescente (Lei nº 8.098/1990) e a LBD – Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/1996), a prática e o incentivo de brincadeiras e jogos na escola são um meio de proporcionar o desenvolvimento e a aprendizagem da criança tanto em escolas públicas como privadas, mostrando a importância dessas atividades para desenvolver o raciocínio, a coordenação motora e outros aspectos que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem.

Cinco Marias: Para essa brincadeira precisamos de cinco pedrinhas do mesmo tamanho, ou saquinhos com areia. Jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma, depois com a mesma mão jogue para o alto e pegue uma das que ficaram no chão, repetindo até pegar todas. Na segunda rodada se pega duas pedrinhas ao invés de uma, na terceira rodada três pedrinhas e assim até que você pega toda de uma só vez. Este jogo contribui para o desenvolvimento motor, raciocínio lógico, matemática e interpessoal da criança, e como em toda brincadeira ela aprende o respeito, a cidadania e a aceitação.

O ato de brincar é para o desenvolvimento integral da criança, elas se rimportante elacionam de várias formas com valores e significados que estão inscritos nos brinquedos e na forma de brincar, durante a brincadeira elas vivenciam e sentem.

Através da brincadeira, a criança reproduz momentos vivenciados ou que ela observou no dia a dia, assim ela se projeta no mundo dos adultos ensaiando comportamentos e hábitos nos quais ainda não está preparada para tal. Durante essas brincadeiras se promove o desenvolvimento cognitivo e ensaia futuros papéis e valores na participação social.

Determinadas brincadeiras em que as crianças brincam juntas são formas de não mostrar regras sociais e morais como sua vez, empurrar, ser paciente, são regras que usarão ao longo da vida e com brincadeiras simples vão aprendendo esses valores.

Brincando de medico a criança aprende a importância do cuidado com a saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com