TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Monografias: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

1 (ENADE/2008 - questão adaptada) Em relação ao ensino de ciências nos anos iniciais as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem-se em grande sociedade.

A educação escolar, na atualidade, deve propiciar, além da transmissão sistemática dos conteúdos de ensino, historicamente produzidos e acumulados, assegurar que os alunos se apropriem desses conteúdos de forma ativa, para que possam reelaborar esses conhecimentos e, com isso, obter um senso crítico mais concreto, embasado na compreensão científica e tecnológica da realidade social e política na qual vive.

O ensino de Ciências Naturais, em sua fundamentação, requer uma relação constante entre teoria e prática, ou seja, entre conhecimento cientifico e senso comum. Como garantir que essa relação se estabeleça? O processo ensino/aprendizagem das Ciências Naturais tem como objetivo a socialização do conhecimento cientifico, sem, contudo, fazer uma contraposição ou uma substituição, criando dicotomia entre conhecimento cotidiano-ilusão e conhecimento cientifico-verdade. Quer dizer: temos que considerar como objetivo o domínio dos fundamentos científicos necessários para realizar e compreender tarefas simples e complexas do dia-a-dia. Em termos de conceitos, alguns serão tratados na escola por aproximação.

2(ENADE/2008 – questão adaptada) Uma Escola Estadual desenvolveu, no âmbito de seu planejamento curricular, um projeto de preservação do meio ambiente junto à comunidade, em parceria com a organização não governamental (ONG). O projeto se referia à coleta seletiva e treinamento de lixo e teve efeitos tanto no aspecto geral da escola quanto no bairro.

A importância da inserção Interdisciplinar da Educação Ambiental no Currículo escolar. “No planejamento da educação ambiental deve-se considerar o conteúdo das diferentes áreas do conhecimento, que serão o ponto de partida para proceder a reelaboração com vistas à produção de novos conhecimentos, aplicados no sentido de transformá-la”(Guimarães apud MEDEIROS;MERCES, 2001)

Devemos relevar as experiências realizadas em salas de aula. Utilizando o lixo como temática central para levantar as questões interdisciplinares.

A Iserção Interdisciplinar da Educação Ambiental no currículo escolar, visa Educar para o desenvolvimento sustentável representa estimular o exercício da cidadania, valorizar as diversas formas de conhecimento no contexto interdisciplinar e fortalecer a consciência ambiental. Entendemos, assim, que a questão ambiental está cada vez mais presente no cotidiano da sociedade contemporânea, sendo portanto a educação ambiental indispensável na formação do educador que pretende contribuir para o debate e para reflexão sobre a relação da escola com as questões sociais, políticas, econômicas e ambientais, em consonância com as Diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental

Da competência dos professores:

- Introduzir no currículo de forma articulada ao projeto educativo da Universidade abordagens sobre o tema Meio Ambiente, propiciando a reflexão das relações socioculturais, políticas e ambientais, e valorizando o trabalho das diferentes áreas, os novos conceitos e a capacidade dos alunos em aprender as condutas necessárias para o desenvolvimento sustentável.

- Pesquisar e desenvolver atividades metodológicas com enfoque interdisciplinar nas diversas disciplinas, por meio de construção de projetos que representem o espaço social, político e econômico em que a Universidade se insere.

- Considerar a pluralidade e a diversidade cultural ao trabalhar a questão ambiental, procurando contextualizar as ações e as atividades a serem desenvolvidas, reconhecendo que há diferentes modos de relacionamento homem-homem e homem-natureza em cada contexto. Considerando que a educação ambiental tem uma nova tendência cultural, propõem-se discussões, trabalhos em grupo, seminários em sala de aula, com o objetivo de desenvolver as habilidades de expressão e reflexão sobre a prática em estudos do meio para desmistificar a concepção de que a educação ambiental está relacionada apenas a problemas, a questões ecológicas e preservacionistas, e a militância política.

- Criar oportunidades para que os alunos reflitam sobre a problemática ambiental, incentivando-os a participar de projetos de ação e intervenção, na busca de uma relação equilibrada entre sociedade e natureza ou na solução de eventuais problemas existentes na comunidade escolar. Envolvendo a comunidade escolar da instituição em torno de eventos, exposições artísticas, cursos de extensão referentes ao tema meio ambiente e educação, organizados por alunos universitários e supervisionados por professores.

Da competência da instituição:

- Apoiar a implantação e desenvolvimento de projetos que incluam a abordagem da temática ambiental de forma transversal e interdisciplinar nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com