TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Ciência Da Educação

Artigos Científicos: Pedagogia Ciência Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Esse Trabalho trás uma breve ideia no que se diz respeito à Pedagogia ao meu entender. No âmbito escolar e também em meio à sociedade como uma poderosa arma na que atua na formação humana.

Desenvolvimento

Muito conhecida como “a ciência da educação”. As práticas educativas não se restringem apenas ao ambiente escolar, ela acontece em todos os âmbitos da vida humana que exige estudo, pesquisas e conhecimento. A educação conjunto das ações processos, influências, estruturas que intervém no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos na sua relação ativa com meio natural e social, num determinado contexto social.

Mais que Profissão, Pedagogia lida diretamente com a formação humana, trabalha com valores adquiridos nos primeiros anos escolares, dai a importância de se ter consigo a certeza de que além de conhecimentos básicos como alfabetização, temos também a incumbência de mostrar-lhes um novo caminho novo, onde a educação além de abrir-lhes portas os acompanharão por toda sua vida.

As tarefas mais visíveis do agir pedagógico, considerando a relevância da formação geral básica como uns dos elementos determinantes da condição de inclusão ou exclusão social podem ser sintetizados em: conhecimento teórico-científico, capacidades cognitivas e modos de ação; Desenvolvimento da subjetividade dos alunos e ajuda na construção de sua identidade pessoal e no acolhimento à diversidade social e cultural; Formação para a cidadania e preparação para atuação na realidade.

A ação pedagógica é voltada para a educação do homem integral, a formação de pedagogo deve enfatizar o aspecto crítico-reflexivo, que compreenda a complexa pluralidade do âmbito educacional, a necessidade de mediar um processo de aprendizagem voltado para a formação integral de um sujeito de pensamento fragmentado, acrítico, alienado das questões políticas e socioculturais.

Com o raciocínio da educação com o ensino se dirige as crianças e quem ensina as crianças são os pedagogos. E para ser pedagogo o ensinam as crianças o necessário fazer o curso de pedagogia. A idéia permaneceu e continua na experiência brasileira com a formação de professores. Com esse raciocínio o curso de pedagogia não recebeu a licenciatura como denominação. Já com o curso de pedagogia os professores são simplistas e reducionistas com a idéia do senso comum. Com a pedagogia se ocupa de fato a formação escolar com esses processos educativo de maneiras de ensinar, antes disso tem um significado bem amplo, mas globalizante.

A pedagogia se ocupa, de fato, com a formação escolar de crianças, com processos educativos, métodos, maneiras de ensinar, mas, antes disso, ela tem um significado bem mais amplo, bem mais globalizante. Ela é um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa. Libâneo (2001, p.6)

A pedagogia se ocupa do estudo das práticas educativas em diversos espaços que promova as mesmas e dos processos formativos através da troca de experiências humanas acumuladas, ou seja, do dia a dia de cada um. A função do Pedagogo está ligada diretamente a construção de uma sociedade já que o aprendizado não está limitado apenas à sala

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com