TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia DESENVOLVIMENTO

Tese: Pedagogia DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Tese  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

II – DESENVOLVIMENTO:

a) Observação e Interação.

Na relação professor-aluno, é necessário o professor ser amigável, respeitar o limite de cada um, principalmente quando se trata da Educação Infantil, porque as crianças são cultivadas com carinho, afeição, compreensão, não adianta querer ser muito rígida, bruta, porque só tem a perder, o importante é não perder o domínio da sala, tudo tem ser feito com muita cautela, não podemos ser autoritários e sim ter autoridade no que fazemos.

O que pude observar é que os alunos respeitam bem a professora, mas quando ela saiu da sala, eles se levantaram e iam conversar com seus colegas na outra mesa, ao retornar, ela apagava e acendia as luzes várias vezes, e eles logo voltavam para seus lugares. O professor precisa ter o domínio da sala, deve tratar os alunos bem, mas ao mesmo tempo tem que impor respeito, porque se não fica difícil trabalhar, mas mesmo tendo essa postura, eles demonstraram carinho por ela.

III – CONSIDERAÇÕES FINAIS

A aprendizagem da criança depende muito dos estímulos que recebe, sendo o ambiente físico um espaço educativo com grande importância no desenvolvimento de estímulos nos educandos, dessa forma, deve ser organizado para que promova o desenvolvimento integral da criança, permitindo a exploração de todas as suas potencialidades (motora, cognitiva, emocional).

O ambiente físico deve ser organizado de forma que possibilite ao educando explorar, experimentar, de maneira lúdica e agradável, cada espaço, sem riscos para sua saúde física ou mental.

O ambiente físico da sala de aula pode ser organizado em cantinhos, onde o mundo do faz-de-conta estimule a capacidade criadora das crianças e permita uma interação entre todos para que possam exercitar e fortalecer sua identidade.

Os espaços devem ser planejados para contemplar as necessidades dos educandos e facilitar o trabalho do educador, promovendo o desenvolvimento e autonomia das crianças.

O educador deve adequar as atividades ao espaço físico, de forma que as mesmas possam ser realizadas com segurança e fazer com que as crianças mergulhem nesse mundo fantástico de aprendizagem e experiências.

As atividades e os ambientes devem ser planejados para que possibilite as crianças trabalharem de forma conjunta e individualmente, onde possam compartilhar experiências diversas além de oportunizar contato social e também momentos de privacidade.

O cuidar e o educar são práticas interligadas que permeiam o desenvolvimento integral da criança e que devem nortear as práticas pedagógicas do educador fazendo com que o mesmo possa realizar um atendimento de qualidade contribuindo com um melhor desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional dos educandos ou seja, com o desenvolvimento integral da criança e, para isso, faz-se necessário a formação constante, visando o aperfeiçoamento e a busca de ações inovadoras que contribuam para uma educação plena do ser humano desde sua infância.

E de suma responsabilidade social que o profissional Pedagogo, tenha conscientização na elaboração do currículo escolar, respeitar seus alunos cada um com suas necessidades de aprendizagem ou física integra-lo na sociedade como futuros cidadãos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com