TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento da pedagogia do curso de habilidades práticas

Tese: Desenvolvimento da pedagogia do curso de habilidades práticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  Tese  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Este trabalho é de grande valia para o desenvolvimento das habilidades práticas do curso de pedagogia, pois melhora o nosso dia a dia, ajudando-nos a descobrir como poderemos desenvolver uma boa aula aos nossos alunos, dando-nos suporte para auxiliar nossa pratica.

Quando conhecemos a nossa clientela, sabemos como trabalhar com a mesma, acreditando e conhecendo, as suas individualidade e capacidades.

Perfil da turma

A turma: 1º ano, ensino fundamental séries iniciais.

Os alunos do 1º ano B, do ensino fundamental da Escola Dimensão, é composta por 9 alunos, na maioria meninos, com idade de 6 anos até 31 de dezembro. Praticamente todos já lêem e escrevem sem maiores dificuldades e conseguem expressar suas opiniões sobre os assuntos discutidos na sala de aula.

A escola também trabalha com a linha sócio-interacionista, adotando o apostilado do grupo Positivo.

Os recursos usados no trabalho com os alunos são:

Apostila;

Portal positivo;

Material de apoio (individual para cada aluno);

Brinquedos (a partir de material reciclável).

A organização da turma se da de forma a trabalhar os aspectos em que se possa desenvolver o trabalho coletivo, em duplas, pesquisas individuais e em grupos. Os alunos também têm acesso a textos paralelos trazidos para a sala a fim de contribuir ainda mais na parte de conhecimento e aperfeiçoamento da leitura e escrita.

Observação: No 1° ano se trabalha com eixo, isto é, todas as disciplinas juntas.

Tema da aula

O assunto abordado nesta aula será “Mundo animal”.

Intercala-se português, matemática, geografia, consciência ecológica, os aspectos que são transformados pela ação do homem, e assim segue-se nesse contexto o trabalho com a leitura e a escrita uma vez que permeia as demais propostas de atividades, proporcionando a percepção da escrita como uma linguagem única e universal de comunicação, que, cada vez mais, se tornara parte significativa na vida da criança.

Dentro do tema, mundo animal, vai se trabalhar seres vivos, fenômenos da natureza, utilização dos recursos naturais e sua preservação.

Justificativa do tema

À medida que crescem, as crianças se deparam com fenômenos naturais e, com base neles, questionam, reúnem informações, procuram explicações e arriscam respostas, modificando o modo de conceber o mundo. É dessa maneira que a criança constrói e reconstrói a compreensão a respeito do que esta a volta dela.

Através desse tema, a criança curiosa por natureza, procura respostas às suas indagações e o mesmo, fornece subsídios para que ela aprenda a buscas o conhecimento por meio da investigação e da pesquisa, sem é claro, deixar de valorizar o conhecimento que ela já possui.

Nesse trabalho, os alunos serão convidados a refletir a respeito dos animais e do meio em que vivem, despertando para consciência ecológica, a qual poderá torná-los agentes transformadores da ação do homem sobre a natureza. Essa é uma das intenções dessa aula, assim como a formação da criança como um todo.

O que se pretende que os alunos aprendam (Objetivo).

O Objetivo dessa aula, é que os alunos compreendam o uso da linguagem escrita, explorando as outras áreas do fazer artístico, através das suas próprias criações (desenhos, pinturas, colagens, confecções de brinquedos com materiais reciclados).

Os alunos também são direcionados a desenvolver os sistemas de numeração, compreendendo o uso no dia-a-dia através das resoluções das situações problemas.

Também se pretende levar os alunos a conhecer a natureza e a sociedade, o meio em que seu grupo está inserido e como o modo de ser, viver e trabalhar contribui na transformação para a melhoria na qualidade de vida da sociedade e na relação entre os seres vivos, na qual homem e animais fazem parte do mesmo.

E tudo isso faz com que a criança desenvolva sua expressividade através do dialogo que acontece em sala de aula.

O material bibliográfico utilizado para o planejamento e desenvolvimento dessa aula é encontrado na Apostila Positivo – Ensino Fundamental – 1º ano – 4º volume- Diversidade: valorizar as diferenças, e no Portal Positivo.

E assim, será buscado aprimorar a capacidade de raciocínio da criança, desafiando-a e levando-a a encontrar respostas e soluções com autonomia diante de diferentes propostas de situações-problema, quer relacionada ao cotidiano, quer com ênfase na quantificação.

Conhecimentos privilegiados;

Reprodução oral de jogos verbais;

Leitura e apreciação de imagens;

Interpretação de pequenos textos;

Participação em situações de leitura;

Escrita de palavra, frases e pequenos textos;

Identificação das letras em associação ao valor sonoro;

Participação na leitura oral de diferentes gêneros textuais;

Criação de desenhos para interpretar textos e registrar situações vividas;

Criação de desenhos, brinquedos e pinturas;

Identificação de algarismos;

Representação numérica de quantidades;

Resolução de situações-problema;

Elaboração de estratégias para resolução de problemas;

Representação e comparação de quantidades;

Equilíbrio e coordenação;

Expressão corporal por meio de brinquedos;

Ritmo de jogos e brincadeiras;

Reconhecimento de alguns animais: insetos, aves, mamíferos;

Conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com