TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia DESENVOLVIMENTO

Projeto de pesquisa: Pedagogia DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.197 Palavras (9 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O curso de Pedagogia destina-se a formar profissionais qualificados para atuarem em vários campos educativos, para atender demandas socioeducativas (de tipo formal, não formal e informal) decorrentes de novas realidades, tais como novas tecnologias, novos atores sociais, ampliação do lazer, mudanças nos ritmos de vida, sofisticação dos meios de comunicação, etc...

Portanto, a questão central da Pedagogia é a formação humana mediante a qual os indivíduos adquirem aquelas características humanas necessárias para a vida em sociedade, considerando uma realidade sempre em mudança. Pedagogia é a denominação tradicional da ciência e arte da educação. O Curso de Pedagogia passa a valorizar a formação de professores. Esse aspecto é muito importante se considerarmos, que, no período de vigência da Lei 5692/71, a orientação era de que tal Curso deveria se voltar para a formação de técnicos (administrador, supervisor e orientador). A docência era feita, geralmente, no denominado Curso Normal, cabendo, portanto, à Faculdade preparar para as habilitações. - A Diretriz reconhece as investigações realizadas por instituições que se dedicam à pesquisa de formação de professores, ou seja, não se trata de uma Resolução produzida ao largo da produção científica. A pedagogia, é aquela parte do saber que está ligada à razão que não se resume à razão instrumental apenas, mas que inclui a razão enquanto razoabilidade; a racionalidade que nos possibilita o convívio, ou seja, a vigência da tolerância e, mesmo, do amor. A formação de professores pedagogo no Brasil foi ao inicio da década 30, com influência tácita dos chamados pioneiros da educação nova, tomando o entendimento que o curso de pedagogia era para a formação de professores para as series iniciais da escolarização obrigatória. O termo pedagógico estaria associado exclusivamente a ensino. A pedagogia esta associado a transmissão apropriação de conhecimentos, mas é preciso dar a essa expressão um sentido bastante amplo O processo educativo de viabiliza, portanto, como pratica social precisamente por ser dirigido pedagogicamente. O caráter pedagógico que introduz o elemento diferencial nos processos educativos que se manifestam em situações históricas e sociais concretas. A identidade do pedagogo, assim como a pedagogia foram temáticas para debates acirrados, porém sem resultados precisos.

DESENVOLVIMENTO

A palavra pedagogia traz sempre ressonâncias metodológicas, isto é, de caminho através do qual se chega a determinado lugar.

A pedagogia significa condução à cultura, isto é, processo de formação cultural. E pedagogo é aquele que possibilita o acesso à cultura, organizando o processo de formação cultural. É, pois aquele que domina as formas, os procedimentos, Os métodos através dos quais se chega ao domínio do patrimônio cultural acumulado pela humanidade. E como o homem só se constitui como tal na medida em que se destaca da natureza e ingressa no mundo da cultura vem a coincidir com a formação humana, convertendo-se o pedagogo, por sua vez em formador de homens.

a pedagogia é a parte normativa do conjunto de saberes que precisamos adquirir e manter se quisermos desenvolver uma boa educação, é mais ou menos consensual entre os autores que discutem a temática da educação

a pedagogia, é aquela parte do saber que está ligada à razão que não se resume à razão instrumental apenas, mas que inclui a razão enquanto razoabilidade; a racionalidade que nos possibilita o convívio, ou seja, a vigência da tolerância e, mesmo, do amor. Ao falarmos, por exemplo, “não seja violento, use da razão”, queremos ser compreendidos como dizendo, “use de métodos de comunicação que são próprios do diálogo” – os métodos e normas da sociedade liberal (ideal). É esse tipo de razão ou racionalidade que conduz, ou produz, a pedagogia. A didática busca meia para que a educação aconteça e, assim, é guiada pela razão técnica ou instrumental, enquanto que a pedagogia busca nortear a educação, e é guiada pela razoabilidade, pela fixação de regras que só se colocam por conta da existência de um ou vários objetivos; no caso, objetivos educacionais, o que é posto como meta e valor em educação. O pedagogo escolar, de forma específica, é o profissional que irá atuar nas escolas em seus diversos níveis de ensino, desenvolvendo ações relacionadas à supervisão e orientação educacional. O professor tem um papel importante na sociedade de formar o sujeito ético-politico através da educação e contribui para a humanização dos indivíduos, ajudando a ser capazes de desenvolver a democracia e ser responsáveis e assumir os seus atos. A escola é considerada como um espaço de desenvolvimento da formação moral do sujeito parar a cidadania. A vida moral e social de cada pessoa é constituída pelos valores da sociedade, a família e os educadores são responsáveis pelo conhecimento e saberes pautados nos princípios da igualdade, justiça, e verdade.

A valorização do professor é a primeira providencia para a sua dignidade e identidade de profissional. O pedagogo escolar é aquele que domina a sistemática e intencionalmente as formas de organização do processo de formação cultural que se dá no interior das escolas. O pedagogo é um profissional, que a cada dia vem se tornado mais necessário e esta é uma área que cada vez se torna mais abrangente.

o pedagogo venha contribuir na organização do espaço pedagógico. Ele é um educador, que trabalha em diversas áreas educativas, que possui intenção política, e que desenvolve um trabalho para transformar um espaço de relações em um espaço ricos em trocas, produções, conquistas e construções coletivas.

Dentro da escola, o pedagogo age na transformação do aluno e equipe. É ele que faz a ligação entre os profissionais e os educandos. Cabe ao pedagogo, exercer esse papel, fazendo com que os alunos sejam preparados para serem cidadãos coerentes e saibam resolver os problemas que forem a eles destinados. A nosso ver, o pedagogo transforma as relações e situações comuns em situações de aprendizagem, detecta erros e formula estratégias para melhor aprendizado. Dentre as funções que o pedagogo dentro da escola pode exercer está ajudar na capacitação dos educadores, construção de planejamento curricular atualizado, democrático e flexível, de um projeto político-pedagógico eficiente e eficaz que esteja inserido em seu real contexto social, integração e comprometimento social e econômico de todos os envolvidos na comunidade escolar, orientação na elaboração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com