TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia DESENVOLVIMENTO

Tese: Pedagogia DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Tese  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

Dês de sua origem, o pedagogo é aquele que ensina que sabe empregar a pedagogia. Que sabe como ensinar e como mobilizar as diferentes áreas do conhecimento, para fazer educação com qualidade. Tem que ser capaz de responsabilizar-se, com o professor, pelo pleno desenvolvimento das potencialidades do educando, conforme determina a legislação. Seu objeto de ação é o desempenho docente, do ponto de vista das competências básicas do professor.

Cabe ao pedagogo exercer a liderança do sistema educacional, seja na gestão do ensino, na supervisão ou na coordenação pedagógica. Para isso, ele precisa sair da faculdade capaz de efetivar o trabalho coletivo na escola, sabendo promover a integração das competências de todos, contribuindo para o crescimento e a profissionalização dos educadores, despertando, em cada profissional, o desejo de atuar de forma diferente, tendo-o ânimo para romper com a rotina cansativa que apaga a alegria de aprender da maioria dos alunos, construindo uma equipe de.

Bem pela liderança de um bom pedagogo, o professor inova com criatividade e segurança, na construção da própria competência pessoal e profissional.

O pedagogo atuante favorece a formação de grupos de estudo, fortalece a interação humana na escola, melhora o espaço mais organizado, de maneira significativa. Para atuar no enfrentamento de suas funções diárias da escola, é necessário saber com muita clareza o que é essencial, o que é importante e o que é acidental. Mas não basta só saber. É necessário querer e priorizar fazer só o que é necessário a cada momento. O pedagogo realmente competente só tem tempo para o que é essencial em seu campo de atuação. Deve-se procurar executar a essencialidade com muito esmero, dando atenção aos detalhes, garantindo o sucesso em tudo na primeira investida, evitando o desperdício de esforços e de tempo, agindo como estimulador cultural, criando condições necessárias à conquista de melhores resultados operacionais, vencendo, uma a uma, as amarras do tradicional em seu trabalho, sem medo de errar, evitando ser um tarefeiro, pau para toda obra ou fiscal do desempenho do professor.

DESENVOLVIMENTO

Existem muitas áreas em que o pedagogo pode atuar, por exemplo: O pedagogo social ou socioeducador, que atua nas organizações sociocomunitárias ou socioassistenciais é reconhecido como Trabalhador da Assistência Social. O pedagogo hospitalar atende as necessidades educacionais de criança hospitalizada. O pedagogo multimeios, atua em uma área em franco crescimento, requerem formativo educativo de pessoas para o ensino e aprendizagem na informática, das tecnologias, mídias em geral. O pedagogo cultural ou arte educadora que da oportunidade ao acesso a educação, em arte, desenvolve pensamentos artístico e percepção estética, com tudo isso o pedagogo ordena e dá sentido a experiência humana levando o educando a desenvolver a sensibilidade, percepção e imaginação, tanto nas formas artesanais quanto na ação.

O pedagogo das series iniciais do Ensino Fundamental tem a função é planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da educação como a docência do ensino infantil e fundamental, coordenação, orientações e gestão acompanhar e avaliar projetos e experiências educativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com